Delineando as limitações: sistemas especialistas e conhecimento tácito

Autores

  • Ariadne Chloë Furnival

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i2.587

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Sistemas espcialistas

Resumo

As aplicações de inteligência artificial (IA) e de sistemas especialistas (SEs), em particular, já fazem parte do espectro dos softwares existentes em muitas bibliotecas e centros de informação. Os profissionais da informação precisam, portanto, dominar os conceitos básicos da área de SEs. Entretanto, a mera compreensão dos componentes de um SE é vista como menos necessária que uma apreciação de alguns dos aspectos mais fundamentais que sustentam e influenciam o próprio processo do desenvolvimento dos SEs. Uma consideração das limitações dos paradigmas dominantes de aquisição de conhecimento, que não conseguem lidar adequadamente com a questão do corpo de conhecimento tácito que constitui uma parte substancial do conhecimento de um especialista, permitirá aos profissionais da informação relegar estas tecnologias à tarefa para qual são apropriadas: a saber, como colaboradores "inteligentes" nas tarefas de rotina e de tomada de decisão, e não como tomadores de decisão independentes, cedendo aconselhamento para usuários leigos, sem um intermediário humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ariadne Chloë Furnival

Professora assistente do Núcleo de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Comparative American Studies e Master of Arts (M.A.) em literatura, ambos pela Universidade de Warwick, Inglaterra. Master of Science (M.Sc.) em computação pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade de Manchester (UMIST), Inglaterra.

Downloads

Como citar

Furnival, A. C. (1995). Delineando as limitações: sistemas especialistas e conhecimento tácito. Ciência Da Informação, 24(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i2.587

Edição

Seção

Artigos