Desenvolvendo indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: as principais questões

Autores

  • Edson Kenji Kondo CNPq

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v27i2.793

Palavras-chave:

Indicadores em ciência e tecnologia

Resumo

Este trabalho propõe que os indicadores estratégicos para países menos desenvolvidos devem considerar a especificidade desses países, portanto não devendo meramente replicar os indicadores utilizados pela OCDE. Com esse objetivo, usa um novo marco conceitual que destaca a importância do equilíbrio entre a eficiência econômica e o bem-estar social. Enumera vários motivos razoáveis para desenvolver os indicadores estratégicos, mostra como cada um deles é baseado em pressuposições que não necessariamente serão válidas para todos os países e mostra por que é necessário adotar um novo enfoque conceitual. Após discustir as principais características do método proposto, mostra de que maneira este novo marco pode ajudar a identificar os tipos de indicadores necessários. Finalmente, o trabalho sugere de que maneira o enfoque poderá ser útil para um projeto que procura avaliar publicações científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Edson Kenji Kondo, CNPq

Ph.D., Chefe da Divisão de Indicadores em Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (CNPq).

Downloads

Como citar

Kondo, E. K. (1998). Desenvolvendo indicadores estratégicos em ciência e tecnologia: as principais questões. Ciência Da Informação, 27(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v27i2.793

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.