Indicadores para apoio à tomada de decisão*

Autores

  • Sandra Negraes Brisolla Unicamp

Palavras-chave:

Indicadores de ciência e tecnologia, Política científica e tecnológica

Resumo

Aborda indicadores de ciência e tecnologia, uma atividade que está tendo decisivo apoio das instituições encarregadas do planejamento e execução da política setorial, devido a duas tendências: o crescente conteúdo de conhecimento na composição do valor da produção de bens e serviços e a elevação do custo da pesquisa e a redução de recursos públicos para financiá-la, induzindo à introdução de mecanismos de avaliação de desempenho em todos os órgãos públicos. Utilizando um conjunto de indicadores em C&T desenvolvidos pela Fapesp, discute a grande dificuldade teórica no estabelecimento de indicadores adequados e como se pode fazer seu levantamento, como também as dificuldades práticas em construir um conjunto confiável de variáveis capaz de orientar os rumos da política científica e tecnológica.

Biografia do Autor

Sandra Negraes Brisolla, Unicamp

Coordenadora do Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp.

Downloads

Como Citar

Brisolla, S. N. (1998). Indicadores para apoio à tomada de decisão*. Ciência Da Informação, 27(2). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/808

Edição

Seção

Comunicações