Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares

Adelaide Ramos e Côrte, Iêda Muniz de Almeida, Ana Emília Pellegrini, Ildeu Ordini Lopes, José Carlos Saenger, Maria Bernadete P. Esmeraldo, Maria Cristina Moraes Pereira, Rosana Rika M. C. Ferreira, Wilma Garrido do Lago

Resumo


O mercado de produção e geração de softwares para automação de bibliotecas apresentou grande impulso nos últimos dez anos. Escolher um software representa, hoje, mais que escolher uma ferramenta tecnológica para implementar serviços prestados pelas bibliotecas. Representa introduzir nova filosofia de trabalho, novos comportamentos e valores informacionais. Este trabalho apresenta o resultado dos estudos realizados para a escolha de um software para a automação das bibliotecas da Presidência da República. Pretende contribuir com a revisão de literatura e com os profissionais e estudiosos da área, oferecendo uma análise de cada produto, bem como a identificação dos requisitos indispensáveis e desejáveis que o software deve possuir para o processo de automação de bibliotecas e centros de documentação.

Palavras-chave


Automação de bibliotecas; Softwares para bibliotecas; Informática aplicada a bibliotecas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Adelaide Ramos e Côrte, Iêda Muniz de Almeida, Ana Emília Pellegrini, Ildeu Ordini Lopes, José Carlos Saenger, Maria Bernadete P. Esmeraldo, Maria Cristina Moraes Pereira, Rosana Rika M. C. Ferreira, Wilma Garrido do Lago

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.