Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais

Autores

  • Cláudia Augusto Dias

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i3.830

Palavras-chave:

Hipertexto, Hipermídia

Resumo

Nesta exposição cronológica, são abordados os avanços na comunicação da informação, passando por diferentes estágios culturais e tecnológicos – a escrita, a imprensa e a tecnologia da informação. O propósito deste artigo é destacar, em especial, os avanços tecnológicos que propiciaram a origem dos hipertextos e os efeitos sociais dessa nova tecnologia. O hipertexto se insere no contexto da cibercultura, como uma de suas novas interfaces de comunicação. Na verdade, o hipertexto resgata e modifica antigas interfaces da escrita, como a segmentação em módulos (capítulos e seções), o acesso seletivo e não-linear ao texto (índices e sumários), as conexões a outros documentos (notas de rodapé e referências bibliográficas), implementadas com novas tecnologias. Essa nova maneira de escrever pode ser usada para organizar e divulgar os conhecimentos sobre uma determinada área do saber, sendo especialmente útil nas áreas de gestão de informações, comunicação e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Cláudia Augusto Dias

Mestranda em ciência da informação na Universidade de Brasília (UnB). Formada em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília.

Downloads

Como citar

Dias, C. A. (1999). Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência Da Informação, 28(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i3.830

Edição

Seção

Artigos