Webmuseus de arte: aparatos informacionais no ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v33i2.1051Palavras-chave:
webmuseu, museu de arte, aparato informacionalResumo
Estudo abordando os museus de arte criados na Web (webmuseus) a partir de uma perspectiva informacional. Com a emergência e rápida expansão da Internet, surgiram na Web diferentes manifestações do fenômeno museu. Ao lado das interfaces de museus físicos, são criados e mantidos na Web sítios de arte auto-intitulados “museus” sem equivalência no espaço físico, sugerindo uma idéia de museu fortemente centrada na informação, o que contraria a definição oficial de museus (ICOM), da qual a palavra informação está ausente. A partir da análise do museu de arte como espaço, são abordadas as metáforas espaciais utilizadas com freqüência para nomear os novos ambientes criados na Web. A fim de equiparar museus de arte no espaço físico e no ciberespaço, é proposta a noção de aparato informacional.
Palavras-chave Museu de Arte; Webmuseu; Aparato Informacional.
Webmuseums of art: informational apparatuses on cyberspace
Abstract
This study analyzes the art museums created on web (webmuseums) from an informational point of view. With the emergence and quick expansion of the Internet, different manifestations of the phenomenon “museum” arose in the web. Along side the interfaces of physical museums, websites were created and maintained as “museums”, without equivalence on physical space, suggesting an idea of museum strongly centered in information and contradicting the official definition of “museum” (ICOM), characterized by the absence of the word information. From the analysis of art museum as space, the spatial metaphors frequently used to name the new environments created in the web are approached. The notion of “informational apparatus” is proposed to compare museums created in the physical space and in the cyberspace.
Keywords
Art Museum; Webmuseum; Informational Apparatus.
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