Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos

Autores

  • Antonio Lisboa de Carvalho Miranda

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i2.890

Palavras-chave:

Identidade cultural, Conteúdos informacionais, Internet, Sociedade da informação, Socinfo

Resumo

Os conteúdos informacionais nas redes eletrônicas são analisados na perspectiva de seu impacto social e da promoção da identidade cultural. Considera a penetrabilidade e capilaridade das teconologias da informação um dos principais indicadores de desenvolvimento da sociedade da informação e defende a instalação de pontos de acesso à internet em bibliotecas públicas e escolares. Defende também o fomento à produção de conteúdos, seu registro e difusão nos âmbitos de governo, da sociedade pelos indivíduos, de forma a refletir as diversidades culturais e regionais, urbanas, periféricas e rurais, assim como o resgate da memória já registrada em língua portuguesa mas ainda não acessível. O documento foi elaborado com a participação de especialistas de todo o país e serviu de base para a redação do Capítulo 5 do Livro Verde do Programa Sociedade da Informação no Brasil - Socinfo.

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Biografia do autor

Antonio Lisboa de Carvalho Miranda

Doutorado em Ciência da Comunicação

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Como citar

Miranda, A. L. de C. (2000). Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ciência Da Informação, 29(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i2.890

Edição

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