Uma ontologia comum para a integração de bases de informações e conhecimento sobre ciência e tecnologia

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Vinícius Medina Kern

Resumo


A produção de documentos científicos cresce em ritmo acelerado, da mesma forma que a demanda por busca, verificação, recuperação e análise destes documentos. Esta demanda não pode ser atendida satisfatoriamente pelas ferramentas disponíveis. Os documentos e indicadores de atividade científica requeridos por pesquisadores, bibliotecas e outros agentes só podem ser obtidos se houver a integração de sistemas de informações. Este artigo descreve uma iniciativa brasileira que potencializa a integração de sistemas de informações sobre ciência e tecnologia: a Linguagem de Marcação da Plataforma Lattes (LMPL), definida pelo consenso de peritos de várias instituições de ensino superior. Apresenta-se o problema da integração de sistemas. Discute-se também a iniciativa de criar uma ontologia comum para a informação sobre ciência e tecnologia. São aventadas possibilidades presentes e futuras para os sistemas de informações sobre ciência e tecnologia a partir da disponibilidade da LMPL.

Palavras-chave


Ontologia; Metadados; Linguagens de marcação; Integração de sistemas; Informetria; Bibliometria; Bases de conhecimento; Gestão do conhecimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18225/ci.inf..v30i3.913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Vinícius Medina Kern

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil