Avaliação de periódicos científicos brasileiros da área da psicologia

Autores

  • Oswaldo H. Yamamoto
  • Paulo Rogério Meira Menandro
  • Sílvia Helena Koller
  • Anna Carolina LoBianco
  • Cláudio Simon Hutz
  • José Lino de Oliveira Bueno
  • Maria do Carmo Guedes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.971

Palavras-chave:

Avaliação, Periódicos, Psicologia

Resumo

Este trabalho apresenta a segunda versão do processo de avaliação dos periódicos brasileiros da área da psicologia, conduzida pela Comissão Editorial Capes-Anpepp. As demandas para a realização deste empreendimento, que teve a sua versão inicial realizada em 1999, são as seguintes: (a) qualificar os veículos científicos nos quais publicam pesquisadores brasileiros vinculados aos programas de pós-graduação em psicologia; (b) criar mecanismos para viabilizar a manutenção dos periódicos com melhor avaliação; (c) estabelecer parâmetros para o incremento da qualidade dos periódicos da área. Foram avaliados 51 periódicos da área citados nos relatórios dos programas de pós-graduação do período 1999-2000, usando uma ficha de avaliação contendo cinco conjuntos de itens (Normalização, Publicação, Circulação, Autoria e Conteúdo e Gestão editorial), acompanhada de instruções enviadas para os editores dos periódicos. Posteriormente, as fichas foram conferidas pela Comissão, gerando uma classificação de duas entradas, de Âmbito (Nacional/Local) e Qualidade (A/B/C). Os principais resultados indicam que houve uma perceptível melhora na classificação das revistas brasileiras da área, nos seus diversos aspectos. Questões vinculadas à avaliação e desafios para as novas etapas são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Oswaldo H. Yamamoto

Editor da revista Estudos de Psicologia (Natal), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Paulo Rogério Meira Menandro

Representante da área de psicologia na Capes. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

Sílvia Helena Koller

Editora da revista Psicologia: Reflexão e Crítica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Anna Carolina LoBianco

Editora da revista Ágora, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cláudio Simon Hutz

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Lino de Oliveira Bueno

Professor da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto.

Maria do Carmo Guedes

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Downloads

Como citar

Yamamoto, O. H., Menandro, P. R. M., Koller, S. H., LoBianco, A. C., Hutz, C. S., Bueno, J. L. de O., & Guedes, M. do C. (2002). Avaliação de periódicos científicos brasileiros da área da psicologia. Ciência Da Informação, 31(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.971

Edição

Seção

Artigos