As tecnologias de informação como instrumento na viabilização da gestão do conhecimento através da montagem de mapas cognitivos

Autores

  • Gesinaldo Ataíde Cândido
  • Nadja Macêdo de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i3.987

Palavras-chave:

Intelgência competitiva, Gestão do conhecimento, Personal Brain.

Resumo

Para este estudo foi utilizado o software Personal Brain™, o qual permite mapear os fluxos e os inter-relacionamentos das informações internas e externas à organização. Esse mapeamento torna-se essencial para a implementação da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento. O software mencionado foi aplicado no departamento de recursos humanos de uma instituição pública. De forma seqüencial, foram criados dois modelos: o primeiro descreve como o departamento trabalha no seu cotidiano; o segundo mostra como o departamento poderá tornar-se mais eficiente á medida que agregue às suas atividades as fontes de informações para suporte e garantia de um serviço de melhor qualidade aos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Gesinaldo Ataíde Cândido

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia), pesquisador CNPq. e-mail: gacandido@uol.com.br

Nadja Macêdo de Araújo

Administradora de Empresas, pesquisadora associada ao GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). e-mail: nadjamaraujo@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

17/02/2004

Como citar

Ataíde Cândido, G., & Macêdo de Araújo, N. (2004). As tecnologias de informação como instrumento na viabilização da gestão do conhecimento através da montagem de mapas cognitivos. Ciência Da Informação, 32(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i3.987

Edição

Seção

Artigos