Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais

Autores

  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i1.512

Resumo

A evolução das atividades do desenvolvimento de coleções nas bibliotecas acelera-se a partir de necessidades advindas da "explosão bibliográfica". Surgem propostas de modelos para operacionalização do desenvolvimento de coleções, bem como a necessidade de se particularizar as abordagens segundo a tipologia das bibliotecas. A preocupação com o desenvolvimento de coleções também começa a surgir no Brasil, ainda que em ritmo mais lento.

Palavras-chave

Planejamento bibliográfico. Desenvolvimento de coleções.

Collection development: a new aspect for informational resources planning

Abstract

The evolution of collecton development activities in libraries was accelerated due difficulties with the "bibliographic explosion ". Models for operation of collection development have been developed, as well as appeared the necessity of approaching the subject according to the several types of libraries. Concerns with collection development also begins to appear in Brazil, although in a slower pace.

Keywords

Bibliographic planning. Collection development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

Professor Doutor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como citar

Vergueiro, W. de C. S. (1993). Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ciência Da Informação, 22(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i1.512

Edição

Seção

Artigos