Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate

Autores

  • Joseilda Sampaio Souza Universidade Federal da Bahia
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v5i1.289

Palavras-chave:

Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadania| Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship

Resumo

Resumo O contexto contemporâneo é marcado pela presença das tecnologias da informação e comunicação, o que potencializam a circulação de informações, a comunicação, novas formas de trabalhar, se relacionar, de aprender e de construir conhecimento. Daí decorre a necessidade de apropriação e uso dessas tecnologias, de se pensar processos de significação, aprendizagem, cidadania, produção de cultura e conhecimento. Assim,  tomando como referência alguns conceitos mapeados relacionados à inclusão digital, buscamos pontuar definir tais conceitos na perspectiva de diferentes autores, de forma a trazer elementos para discussão das questões que perpassam este tema considerado tão complexo. 

Palavras-chave Exclusão / inclusão digital, inclusão social, alfabetização digital, acesso e cidadania


Abstract Our contemporary context is marked by the presence of information and communication technologies, which increase the potential of the the flow of information, communication, new ways of working, to relate, to learn and build knowledge. The need follows for appropriation and use of these technologies, as well as for thinking about processes of meaning attribution, learning, citizenship, culture and production of knowledge. Thus, we refer to some concepts mapped related to digital inclusion, from the perspective of different authors, in order to provide elements for discussion of the issues that permeate this complex subject.

Keywords Exclusion / digital inclusion, social inclusion, digital literacy, access and citizenship

Biografia do autor

Joseilda Sampaio Souza, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias. Possui experiência com o ambiente Moodle, onde atuou como bolsista do Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA. Atuante, principalmente, na área de Educação, Comunicação e Tecnologia nos seguintes temas: Inclusão digital, Software Livre, formação de professores, Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação e Moodle.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, inclusão digital e software livre.

Downloads

Publicado

29/04/2009

Como citar

SOUZA, J. S.; SILVEIRA BONILLA, M. H. Exclusão / Inclusão: elementos para uma discussão | Exclusion/inclusion: elements for a debate. Liinc em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i1.289. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3182. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Inclusão digital: para quê e para quem?