A Constituição do trabalho metropolitano: junho-outubro de 2013 │ The constitution of metropolitan labour: June-October 2013

Giuseppe Cocco

Resumo


RESUMO As jornadas de junho de 2013 são apreendidas como um levante metropolitano da multidão do trabalho imaterial. Um novo tipo de trabalho, que acontece nos serviços e nas metropoles, enfrenta a mobilidade e, pois, a questão dos transportes como uma variável fundamental de suas condições de vida e de trabalho. O preço e a qualidade dos transportes públicos foram assim o terreno de constituição metropolitana de um novo tipo de luta: ela tem como origem a própria crise da representação e ao mesmo tempo a aprofunda. O capitalismo contemporâneo explora a vida como um todo, a produção de formas de vida a partir de formas de vida, entre as redes e as ruas. De repente, o trabalho também passa a se organizar entre as redes e as ruas, afirmando suas próprias formas de vida. Esse trabalho diz respeito à produção de subjetividade: formas de vida. O que assistimos em junho de 2013 e em seus desdobramentos, é a ascenção selvagem de um "classe sem nome".

Palavras-chave: Jornadas de junho; Multidão; Trabalho imaterial.

ABSTRACT The June Journeys of 2013 are aprehended as a metropolitan insurrection of the multitude in immaterial labour. A new type of labour, which occurs in services and in the metropolis, faces mobility and, therefore, the issue of transportation as a fundamental variable of its life and work. The price and the quality of public transportation thus became the terrain of metropolitan constitution of a new type of conflict: its origin is in the representation crisis itself and at the same time deepnes it. Contemporary capitalism explores life as a whole, the production of life forms based on life forms, among networks and streets. Suddenly, labour also begins to organize itself in networks and streets, affirming  its own life forms. This article addresses the production of subjectivities: life forms. What we saw in June 2013 and its aftermath is the wild ascension of a "nameless class".  

Keywords: June Journeys; Multitude; Immaterial labour.

Palavras-chave


Jornadas de junho; Multidão; Trabalho imaterial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.693

Apontamentos

  • Não há apontamentos.