Indexação temática em textos de Rui Barbosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4276

Resumo

RESUMO Apresenta o desenvolvimento da primeira fase da pesquisa iniciada em 2016, que trata da aplicação de metodologia de indexação às Obras Completas de Rui de Barbosa. Aborda assim o estabelecimento do vocabulário sistematizado para representação dos acervos bibliográficos, da Fundação Casa de Rui Barbosa, empreendimento realizado a partir da constatação da carência de fundamentos teóricos que promovessem a melhoria do processo de elaboração das informações e da recuperação da informação, o que resultou na adoção de princípios metodológicos da teoria do conceito, de Ingetraut Dahlberg (1978). Tem como objetivo aprofundar a fundamentação teórica do processo de representação das informações oriundas dos acervos bibliográficos da instituição. A metodologia propõe identificar conceitos, a partir do estudo da metodologia de indexação que se fundamenta na teoria do conceito. Conclui que a indexação é uma prática que precisa ser sistematicamente discutida, revista e aprimorada.

Palavras-chave: Indexação Temática; Acervo Bibliográfico; Teoria do Conceito.

Biografia do autor

Dilza Ramos Bastos, Fundação Casa de Rui Barbosa/Chefe/Tecnologista

Doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2015- ). Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFF (2006). Especialista em Docência Superior pelo ISEP (2000). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1977). Professora do Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação/RJ (1973). Possui experiência na área de gestão da informação, atuando principalmente em análise documentária e representação da informação em sistemas informatizados. Foi bibliotecária do Departamento Regional, do SENAI/RJ (1985-1999), chefiando a Divisão de Documentação e Informação Tecnológica do Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi, no período de 1989-1999. Participou na elaboração e no desenvolvimento de diversos projetos voltados à gestão da informação, tendo como referencial os princípios da Qualidade Total. Em 2002, ingressou como servidora pública na Fundação Casa de Rui Barbosa, passando a chefiar o Serviço de Biblioteca da instituição em setembro de 2008.

Ana Paula Lima dos Santos, Universidade Federal Fluminense/Bibliotecária Fundação Casa de Rui Barbosa/Bolsista de Pesquisa

Mestre em Ciência da Informação, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI-UFF. Curso concluído em 2012. Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Curso concluído em 2006. Experiência em organização e administração de bibliotecas públicas. Chefe substituta da Seção de Processamento Técnico da UFRRJ, de 2008-2011. Participação no Grupo Formal de Estudos e de Trabalho do Processamento Técnico da UFRRJ, de 2009-2011. Atualmente compõe o corpo técnico administrativo da Universidade Federal Fluminense - UFF, no cargo de Bibliotecária-Documentarista, desempenhando funções no Processamento Técnico. Com experiência em catalogação em MARC 21, tanto no formato autoridade, como no formato bibliográfico, experiência em indexação temática. Experiência com Repositórios Institucionais, na formação de coleções. Conhecimentos do Sistema gerenciador Pergamum, Argonauta, DSpace e SOPHIA. Integrante do grupo gestor de implantação do Pergamum, de 2013-2015 e do grupo de trabalho de catalogação da SDC/UFF, de 2013-2016. Experiência como Professora Substituta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF, 2014-2015. Bolsista de Pesquisa na Fundação Casa de Rui Barbosa, na área de indexação temática jurídica, 2016-.

Lourdes Maria dos Santos, Fundação Casa de Rui Barbosa/Bolsista de Pesquisa

Mestre em Biblioteconomia e Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação jurídica, ged, gerenciamento eletronico de documentos - GED, Documento Eletrônico e Gestão da Informação.

Downloads

Publicado

17/12/2018

Como citar

BASTOS, D. R.; SANTOS, A. P. L. dos; SANTOS, L. M. dos. Indexação temática em textos de Rui Barbosa. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4276. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4276. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos