A memória política do Brasil no site da presidência: acesso e desvios da comunicação dos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer

Autores

  • Ana Javes Andrade da Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Doutoranda
  • Maria Helena Weber Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Professora titular

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4571

Resumo

RESUMO O artigo aborda a importância de preservar e de manter publicamente disponíveis os acervos da comunicação governamental nos sites oficiais, a partir do entendimento de que esses são espaços privilegiados para difusão e pesquisa sobre informações de interesse público nas democracias. Como forma de evidenciar o tema, apresenta levantamento da comunicação governamental disponível no site oficial da Presidência da República do Brasil produzida durante o governo do ex-presidente Michel Temer (2016-2018) e da ex-presidenta Dilma Rousseff (2010-2016), discutindo os impactos da preservação e do apagamento da comunicação governamental para a memória política do país. A abordagem vincula-se ao campo da democracia digital e responde a perspectivas teóricas das humanidades digitais, especificamente sobre registro, apagamento e memória na internet.

Palavras-chave: Comunicação Pública; Comunicação Governamental; Democracia Digital; Sites Oficiais; Memória Política.

Biografia do autor

Ana Javes Andrade da Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Doutoranda

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Coordenadora executiva do Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP) e da rede de pesquisa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Graduada em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Helena Weber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Professora titular

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Pesquisadora bolsista do CNPq. Doutora em Comunicação (UFRJ). Mestre em Sociologia (UFRGS). Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP) e do Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Integra a coordenação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). 

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

LUZ, A. J. A. da; WEBER, M. H. A memória política do Brasil no site da presidência: acesso e desvios da comunicação dos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4571. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4571. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul