Modelo de Maturidade para Repositórios Digitais: um caminho para sua adoção na gestão de dados de pesquisa

Resumo

RESUMO O acesso aberto à produção em Ciência e Tecnologia vem impulsionando os debates sobre a adoção e uso de instrumentos para compartilhamento da produção científica. Este relato propõe um modelo de maturidade que trata de forma integrada os repositórios confiáveis de documentos e os repositórios de dados, formando a noção de repositório digital integrado, para posicionar a instituição em um nível de maturidade para estes instrumentos de compartilhamento da produção científica. Apresenta o estudo sobre modelos de maturidade como forma de avaliação da qualidade para repositórios. Adota o modelo CMMI como referência, relacionado os respectivos níveis. Apresenta um estudo sobre repositórios confiáveis e critérios de avaliação, finalizando a proposta com a inclusão dos princípios FAIR no processo de avaliação. Fazendo uso de uma combinação de métodos para desenvolvimento da investigação, propõe a avaliação da qualidade de repositórios do estado do Rio de Janeiro segundo o modelo elaborado. Propõe a consolidação dos resultados em um modelo de avaliação estruturado em níveis de maturidade, incluindo um método de avaliação para repositórios integrados.

Palavras-chave: Modelo de Maturidade; Repositório Digital; Gestão da Qualidade; Ciência Aberta; Repositório Confiável; Princípios FAIR.

Biografia do Autor

Claudio José Silva Ribeiro, Unirio-DPTD/PPGB
Doutor em Ciência da Informação pelo convênio Universidade Federal Fluminense/MCT-IBICT, mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/MCT-IBICT (2001) e MBA em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ-Dataprev (2005). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984) e extensão em Análise de Sistemas pela PUC-RJ (1986). No tema Gestão de Conteúdo possui certificações ECM Practitioner e ECM Specialist, expedidas pela AIIM - Association for Information and Image Management, com sede nos EUA. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de domínio, sistemas de informação, arquitetura da informação, Previdência Social, gestão de conteúdo e gestão do conhecimento. É Professor Adjunto da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Publicado
11/12/2019
Como Citar
RibeiroC. J. S. (2019). Modelo de Maturidade para Repositórios Digitais: um caminho para sua adoção na gestão de dados de pesquisa. Liinc Em Revista, 15(2). https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4816
Seção
Dados de Pesquisa