Letramento informacional, Covid-19 e infodemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5214

Palavras-chave:

Letramento Informacional, COVID-19, Infodemia, Fake News

Resumo

As redes sociais acarretam o compartilhamento rápido de textos, independentemente de sua acuracidade. Na pandemia do novo coronavírus instalada no globo, esse cenário se tornou notório, com a disseminação massiva de notícias alarmantes, distorcidas ou criadas a partir de boatos acerca da temática. Diante disso, esta pesquisa objetivou caracterizar a infodemia da COVID-19 no Brasil, a partir do mapeamento de conteúdos quantitativos e qualitativos da internet e do conceito de letramento informacional. Os resultados contribuem para as discussões da área no que tange à busca e ao uso de informações e a avaliação de sua veracidade e relevância frente à COVID-19 no Brasil

Biografia do Autor

  • Alana Driziê Gonzatti dos Santos, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    Alana Driziê Gonzatti dos Santos é doutoranda e Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela mesma instituição. É professora de língua portuguesa do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Macau, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Dayveson Noberto da Costa Pereira, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    Dayveson Noberto da Costa Pereira é doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela mesma instituição. É professor de língua portuguesa do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Ceará Mirim, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Felipe Augusto Souza Morais, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    Felipe Augusto Souza Morais é aluno do Curso Técnico Integrado em Nível Médio em Informática do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Macau, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Maria Clara Lucena de Lemos, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    Maria Clara Lucena de Lemos é doutoranda e Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela mesma instituição. É professora de língua portuguesa do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Macau, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

11/12/2020

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19

Como Citar

Letramento informacional, Covid-19 e infodemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5214, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5214. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5214. Acesso em: 21 dez. 2024.

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