A pandemia da Covid-19 e o contexto brasileiro: uma análise SWOT

Palavras-chave: Pandemia, Coronavírus, SARS-CoV-2, Matriz SWOT

Resumo

Este é um estudo do cenário da epidemia da COVID-19 no Brasil utilizando os instrumentos de análise da matriz SWOT. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com uso das bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus, o que resultou na análise completa de 17 artigos. Nos resultados são apontadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças considerando o contexto particular. Essa análise permite uma avaliação holística do problema e pode contribuir para o desenvolvimento e direcionamento de estratégias para prevenção e controle da doença

Biografia do Autor

Sérgio Luis Dias Doliveira, Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, Brasil

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1988), graduação em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná (1996), mestrado em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em cursos de Graduação, Especialização e no Mestrado em Desenvolvimento Comunitário. Professor Associado D, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado e Doutorado), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil. 

Carlos Alberto Marçal Gonzaga, Departamento de Administração, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, Brasil

Bacharelado em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE, 1986), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1994) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2006). Pós-Doutorando no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa, com pesquisa em ordenamento territorial. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO, PR), vinculado ao Departamento de Administração e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC). 

Simone Soares, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Irati, PR, Brasil

Mestranda do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Docência em Administração, com MBA em Controladoria e Finanças. Formada em Administração e Secretariado Executivo. Professora de Educação Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).Professora de Educação Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Luciane Silva Franco, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, Brasil

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR),  especialista em Marketing pela Universidade Positivo (UP), mestranda em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Flavia Massuga, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Irati, PR, Brasil

MESTRE EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO; GRADUADA EM ADMINISTRAÇÃO; Professora de Educação Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Publicado
11/12/2020
Como Citar
DoliveiraS. L. D., GonzagaC. A. M., SoaresS., FrancoL. S., & MassugaF. (2020). A pandemia da Covid-19 e o contexto brasileiro: uma análise SWOT. Liinc Em Revista, 16(2), e5237. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5237
Seção
Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19