A percepção da comunicação digital entre bibliotecários escolares: a integração social em um momento de pandemia

Palavras-chave: Comunicação Digital, COVID-19, SARS-CoV-2, Bibliotecário Escolar, Tecnologia Digital

Resumo

Esta pesquisa busca reconhecer as perspectivas e desafios informacionais em tempos de pandemia da Covid-19. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário não estruturado direcionado por e-mails e WhatsApp™ aos bibliotecários escolares do município de Vila Velha, localizado no estado do Espírito Santo. Os respondentes apontam inovações no cenário digital e sinalizam que as novas tecnologias permitem acontecer e avançar a integração social - o cerne da questão envolve transformações e provocações para o ‘adaptar’ profissional. Ressalta-se ainda a importância das organizações capacitar seus colaboradores e, se percebe, que a internet, se bem conduzida, traz benefícios para toda a comunidade interna e externa

Biografia do Autor

Rosa da Penha Ferreira da Costa, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI/UFES); Coordenadora do Programa de Extensão 'Arquivo Permanente; 

Título: Dr. (UnB, Brasil, 2016)

Grupos e núcleos de pesquisa: CNPq(link is external)
Curriculum:  Lattes(link is external)
Contato

Marcelo Calderari Miguel, Centro De Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-7876-9392    URL  http://lattes.cnpq.br/5290994830537934 Instituição/Afiliação:  Universidade Federal Do Espírito Santo – Ufes;

Resumo da Biografia: Bacharel em Biblioteconomia (Ufes); Bacharel em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD); e Discente de Iniciação Científica do curso de Administração (Ufes).

CONTATO: Marcelo Calderari Miguel | calderari100@gmail.com

Sandra Maria Souza de Carvalho, Prefeitura Municipal de Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA-ES; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES; Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910http://orcid.org/0000-0002-7418-1874

Referências

AGUIAR, Niliane Cunha de. Organização da informação em bibliotecas escolares: contribuição para a competência informacional infantil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 31-41, 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/10652. Acesso em: 13 out. 2020.

ALMEIDA, Nara Gabriela Nascimento de. A importância da metodologia científica através do projeto de pesquisa para a construção da monografia. Folha de Rosto, v. 2, n. 1, p. 57-66, 30 jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/92. Acesso em: 27-jun.-2020.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. 13. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunião: 10 livros de poesia. 10. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1980.

ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; MARTELETO, Regina Maria; SOUZA, Donaldo Bello de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, v. 29, n. 3, p. 14-24, dez. 2000. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/869. Acesso em: 27 jun. 2020.

BARBOSA, Eliana Terra; PEREIRA, Gleice. Redes de bibliotecas escolares brasileiras: contribuições no processo educativo. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. Especial, p. 34-45, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/140533. Acesso em: 28 jun. 2020.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, 1998. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/869. Acesso em: 27 jun. 2020.

BEDIN, Jéssica; CHAGAS, Magda Teixeira; SENA, Priscila Machado Borges. Competência informacional em biblioteca escolar: ações para o desenvolvimento. Revista ACB, v. 20, n. 3, p. 363-372, set./dez. 2016. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1105. Acesso em: 13 out. 2020.

BERAQUET, Vera Silvia Marão; CIOL, Renata; SANTOS, Maria Lygia Kopke; STEFANI, Regina Célia. Qualidade de ensino na Fabi-Campinas face ao moderno profissional da informação. Transinformação, Campinas, v.11, n.1, p. 63-69, 1999. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/14970. Acesso em: 27 jun. 2020.

BERLO, David Kenneth. O processo da comunicação: introdução a teoria e a prática. 5. ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1985.

CARVALHO, Sandra Maria Souza de; MIGUEL, Marcelo Calderari; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da. Nativos digitais e novas concepções para bibliotecas escolares: o bibliotecário como mediador da informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-18, ago. 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1385/1220. Acesso em: 21 out. 2020.

CASTELLS, Manuel. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 325 p.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2007. 698 p.

CASTRO, Jetur Lima de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; OLIVEIRA, Alessandra Nunes de. A importância da mediação comunicativa da informação na prática bibliotecária. Em Questão, v. 26, n. 2, p. 286-305, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/139413. Acesso em: 29 jun. 2020.

CHAGAS, Magda Teixeira. Novos rumos da biblioteca escolar. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2009.

D´AVILA, Fernanda; FACHIN, Gleisy R. B. O lúdico literário nas bibliotecas escolares. In: BLATTMANN, Úrsula; VIANNA, William Barbosa (org.). Inovação em escolas com bibliotecas. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2016, 284 p.

FREIRE, Otávio Bandeira de Lamônica. Comunicação, cultura e organização: um olhar antropológico sobre os modos de comunicação administrativa na perspectiva da comunicação integrada. 2009. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-14092009-175025/publico/tese_otavio_freire_2009.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

FUSATTOF, Melissa Pedroso; SILVA, Márcia Regina. As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 51-72, 2014. Disponível em:http://revistas.ffclrp.usp.br/BEREV/article/viewFile/340/pdf. Acesso em: 12 out. 2020.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Biblioterapia e literatura oral: leituras terapêuticas em espaços de informação, educação e cultura. Biblionline, v.15, n. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/45976. Acesso em: 26 jun. 2020.

GERLIN, Meri Nadia Marques. Entre a teoria e a prática: a constituição de uma rede de formação das competências em leitura e em informação. RICI Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v.13, n. 2, 2020. Disponível em: http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI. Acesso em: 26 jun. 2020.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, Campinas, n. 1, v. 9, 1997. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/21356. Acesso em: 27-jun.-2020.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2012.

KANAN, Lilia Aparecida; ARRUDA, Marina Patrício de. A organização do trabalho na era digital. Estudos Psicológicos, Campinas, v. 30, n. 4, p. 583-591, dezembro de 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v30n4/11.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

KUHLTHAU, Carol. O papel da biblioteca escolar no processo de aprendizagem. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete ; MOURA, V. H. V. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, p. 9-14, 1999. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/103.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212p.

MIGUEL, Marcelo Calderari; CARVALHO, Sandra Maria Souza de. Biblioteca escolar, nativos digitais e vínculos presentes: memória, modos existir e avançar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 28., 2019, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória, 2019. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2226. Acesso em: 21 out. 2020.

MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2018, 736 p.

MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Bibliotecas escolares: uma trajetória de luta, de paixão e de construção de cidadania. In: MORO, Eliane Lourdes da Silva et al. (org.). Biblioteca escolar: presente. Porto Alegre: Evangraf, 2011. p. 13-70.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 43-57, abr. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100005. Acesso em: 27 jun. 2020.

REVISTA BIBLIOMAR. Editorial. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, jan./jun. 2020. Disponível em:http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/14453/7715. Acesso em: 30 jun. 2020.

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - RAP. Chamada especial de artigos II: a resposta da administração pública brasileira aos desafios da pandemia. RAP, Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas: Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas: EBAPE, 1967-., 2020. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/pages/view/chamadaespecialdeartigos. Acesso em: 27 jun. 2020.

SANTANA FILHO, Severino Farias de. O papel da biblioteca escolar na formação do leitor. In: CONGRESSO DA LEITURA DO BRASIL, 2005, Campinas. Anais eletrônicos... Campinas: UNICAMP, 2005. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/ediçoes_anteriores/anais15/alfabética/FilhoSeverinoFariasdeSantana.htm. Acesso em: 11 out. 2020.

SANTOS, Jussara Pereira. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face aos novos tempos. Informação & Informação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 5-13, jul. 1996. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.1996v1n1p5. Acesso em: 27 jun. 2020.

SILVA, Rogério Oliveira da; FELIX, Yara Emmanuelle Fonseca. Uma visão sobre o que vem a ser mundo na era digital. Tecnologias em Projeção, Brasília, v. 1, n. 7, 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao4/article/view/603/584. Acesso em: 27 jun. 2020.

SILVEIRA, Fabrício José Nascimento. O bibliotecário como agente histórico: do ‘humanista’ ao ‘moderno profissional da informação’. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 3, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/92971. Acesso em: 27 jun. 2020.

SIQUEIRA, Carol. Projeto adia para 2022 prazo para toda escola ter uma biblioteca. Set. 2020. Disponível em: http://www.camara.leg..br/noticias/692. Acesso em: 21 out. 2020.

SOUZA, Rafael Bellan Rodrigues de. A comunicação contra-hegemônica no capitalismo digital: limites e contradições. Liinc em Revista, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5133. Acesso em: 25 out. 2020.

TOMAÉL, Maria Inês. Redes sociais, conhecimento e inovação localizada. Informação & Informação, Londrina, v. 12, n. 1, p. 63-86, dez. 2007. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63. Acesso em: 26 jun. 2020.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, ago. 2005. Disponível em: Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao4/article/view/603/584. Acesso em: 27 jun. 2020.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli, v. 5, n. 9, p. 16-28, 2000. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/34299. Acesso em: 27 jun. 2020.

VIEIRA, Vivian Patrícia Peron. Os efeitos da comunicação digital na dinâmica do ativismo transnacional contemporâneo: um estudo sobre a Al-Qaeda, Wikileaks e Primavera Árabe. 2016. 378 f. Tese. (Doutorado em Relações Internacionais) – Universidade de Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/20904?mode=simple. Acesso em: 27 jun. 2020.

ZANZALÁ [Revista Brasileira de Estudos de Ficção Científica]. Notícias / Imaginários contagiantes: fantasia, horror e ficção científica na era da Covid-19 Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/zanzala/announcement/view/421. Acesso em: 30 jul. 2020.

Publicado
11/12/2020
Como Citar
CostaR. da P. F. da, MiguelM. C., & CarvalhoS. M. S. de. (2020). A percepção da comunicação digital entre bibliotecários escolares: a integração social em um momento de pandemia. Liinc Em Revista, 16(2), e5270. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5270
Seção
Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19