Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da sociedade

  • Rosângela Formentini Caldas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6020-9197
  • Rafaela Carolina da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9684-0327
Palavras-chave: Hibridez em Bibliotecas, Bibliotecas Públicas, Covid-19, Desenvolvimento de Comunidades

Resumo

A proposta foi levantar os meios de atuação das bibliotecas públicas no isolamento social, face à pandemia do Covid-19 no Brasil. Questionou-se como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras, por meio de seus produtos e serviços, se adequaram às novas instruções de enfrentamento ao vírus neste momento de isolamento social, a fim de oferecem às suas comunidades um suporte informacional que proporcionasse melhores meios de lazer, informações de saúde e acesso a profissionais qualificados. Mediante o contexto vivenciado e as necessidades do uso da tecnologia, enfatizou-se a hibridez como uma forma de gestão nestes ambientes. A abordagem foi qualitativa, do tipo exploratória. O método utilizado foi a pesquisa documental e a coleta de dados alcançou o site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e as bibliotecas pertencentes ao Sistema das Secretarias Estaduais de Cultura. Observou-se que as regiões sul e sudeste foram as que, inicialmente, apresentaram diretrizes de combate ao Covid-19 no Brasil e, portanto, fizeram parte da amostragem desta pesquisa. Em se tratando de um novo fenômeno social mundial para enfrentamento de uma pandemia foi preciso compreender a atual gestão de bibliotecas públicas, de modo a proporcionar a troca de informações entre instituições e sociedade. Nessa perspectiva, a habilidade de atuação com o processo da hibridez trouxe subsídios imprescindíveis aos modos de atuação remota das bibliotecas analisadas. O SNPB foi destaque no oferecimento de diretrizes e as bibliotecas utilizaram meios de atividades diversificadas de entretenimento e acesso à comunicação e informação, de modo a tornarem-se partícipes das necessidades atuais da sociedade

Biografia do Autor

Rosângela Formentini Caldas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil

Docente da UNESP é membro do conselho departamental em Ciência da Informação e da Comissão de Ações Culturais . Na graduação ministra aulas nas disciplinas de: Marketing; Organização, Sistemas e Métodos e Teoria Geral da Administração e no âmbito da pós-graduação atua no Programa de Ciência da Informação da instituição. Participa do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) e tem interesse em temas como: Cidades Inteligentes, Estruturas Organizacionais e Desenvolvimento de Comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e no relatório para implementação do curso de museologia da UNESP. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados foram regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade europeia.

Rafaela Carolina da Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na Linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez estágio de pesquisa no exterior na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades.

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Publicado
11/12/2020
Como Citar
CaldasR. F., & SilvaR. C. da. (2020). Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da sociedade. Liinc Em Revista, 16(2), e5352. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5352
Seção
Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19