Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da sociedade

Autores

  • Rosângela Formentini Caldas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6020-9197
  • Rafaela Carolina da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9684-0327

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5352

Palavras-chave:

Hibridez em Bibliotecas, Bibliotecas Públicas, Covid-19, Desenvolvimento de Comunidades

Resumo

A proposta foi levantar os meios de atuação das bibliotecas públicas no isolamento social, face à pandemia do Covid-19 no Brasil. Questionou-se como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras, por meio de seus produtos e serviços, se adequaram às novas instruções de enfrentamento ao vírus neste momento de isolamento social, a fim de oferecem às suas comunidades um suporte informacional que proporcionasse melhores meios de lazer, informações de saúde e acesso a profissionais qualificados. Mediante o contexto vivenciado e as necessidades do uso da tecnologia, enfatizou-se a hibridez como uma forma de gestão nestes ambientes. A abordagem foi qualitativa, do tipo exploratória. O método utilizado foi a pesquisa documental e a coleta de dados alcançou o site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e as bibliotecas pertencentes ao Sistema das Secretarias Estaduais de Cultura. Observou-se que as regiões sul e sudeste foram as que, inicialmente, apresentaram diretrizes de combate ao Covid-19 no Brasil e, portanto, fizeram parte da amostragem desta pesquisa. Em se tratando de um novo fenômeno social mundial para enfrentamento de uma pandemia foi preciso compreender a atual gestão de bibliotecas públicas, de modo a proporcionar a troca de informações entre instituições e sociedade. Nessa perspectiva, a habilidade de atuação com o processo da hibridez trouxe subsídios imprescindíveis aos modos de atuação remota das bibliotecas analisadas. O SNPB foi destaque no oferecimento de diretrizes e as bibliotecas utilizaram meios de atividades diversificadas de entretenimento e acesso à comunicação e informação, de modo a tornarem-se partícipes das necessidades atuais da sociedade

Biografia do autor

Rosângela Formentini Caldas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil

Docente da UNESP é membro do conselho departamental em Ciência da Informação e da Comissão de Ações Culturais . Na graduação ministra aulas nas disciplinas de: Marketing; Organização, Sistemas e Métodos e Teoria Geral da Administração e no âmbito da pós-graduação atua no Programa de Ciência da Informação da instituição. Participa do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) e tem interesse em temas como: Cidades Inteligentes, Estruturas Organizacionais e Desenvolvimento de Comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e no relatório para implementação do curso de museologia da UNESP. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados foram regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade europeia.

Rafaela Carolina da Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, SP, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na Linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez estágio de pesquisa no exterior na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades.

Referências

A GAZETA. Livros em quarentena: biblioteca adota medidas para higienizar obras. 2020. Disponível em: http://www.gazetasbs.com.br/site/noticias/livros-em-quarentena-biblioteca-adota-medidas-para-higienizar-obras-7804. Acesso em: 11 ago. 2020.

AGÊNCIA USP DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO ACADÊMICA. Atividades em bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.aguia.usp.br/noticias/atividades-em-bibliotecas-limpeza-higienizacao-e-desinfeccao/. Acesso em: 11 ago. 2020.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1997.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Guidelines for reopening libraries during the Covid-19. 2020. Disponível em: http://www.ala.org/advocacy/intfreedom/reopeningguidelines. Acesso em: 11 ago. 2020.

BAKER, Whitney. The hybrid conservator. Association for Library Collections & Technical Services, v. 48, n. 3, p. 179-190, 2004. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/lrts/article/view/5018. Acesso em: 10 jul. 2018.

BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SUAIDEN, Emir José. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, n. 4, p. 29-41, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n4/v16n4a04.pdf. Acesso em: 17 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362011000400004

BIBLIOTECA DE PIRACICABA. Comunicado importante. Piracicaba: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: http://biblioteca.piracicaba.sp.gov.br/site/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Clube de leitura. São Paulo: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://bsp.org.br/2020/05/05/0805-clube-de-leitura-com-novo-romance-de-noemi-jaffe-abre-inscricoes/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Clube do Audiolivro online. São Paulo: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://bsp.org.br/2020/07/03/287-clube-do-audiolivro/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Curso online de Literatura Pré-Vestibular. São Paulo: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://bsp.org.br/2020/05/07/265-curso-online-de-literatura-pre-vestibular-inicio-2/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Leitura ao Pé do Ouvido apresenta romance de Camilo Castelo Branco. São Paulo: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://bsp.org.br/2020/08/07/leitura-ao-pe-do-ouvido-apresenta-romance-de-camilo-castelo-branco/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Oficina online Audiovisual para negócios. São Paulo: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://bsp.org.br/2020/05/10/275-oficina-online-audiovisual-para-negocios-modulo-2-inicio/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. Segundas Intenções online com Tony Belotto. São Paulo: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://bsp.org.br/2020/07/31/38-segundas-intencoes-online-com-tony-belotto/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA DO SENADO FEDERAL. Coronavírus (Covid-19): fontes primárias de informação. Brasília: Senado Federal, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/570174/Coronavirus_COVID-19_Fontes_primarias.pdf?sequence=9&isAllowed=y. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ. Combate Covid-19. Jundiaí: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://biblioteca.jundiai.sp.gov.br/2020/03/16/combate-covid-19/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE NOVA SANTA ROSA. Projeto “Semeando Leitura, Colhendo Leitores” é lançado em Nova Santa Rosa. Nova Santa Rosa: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://agazetaweb.com/projeto-semeando-leitura-colhendo-leitores-e-lancado-em-nova-santa-rosa/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. Novo prêmio Biblioteca Digital vai selecionar livros inéditos em quatro categorias: romance, conto, poesia e infantil. Curitiba: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: http://www.bpp.pr.gov.br/Noticia/Novo-Premio-Biblioteca-Digital-vai-selecionar-livros-ineditos-em-quatro-categorias-Romance. Acesso em: 11 ago. 2020.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Biblioteca Estadual celebra o Dia Internacional do Livro Infantil com leitura de contos pela internet. Belo Horizonte: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, 2020. Disponível em: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/index.php/pt-br/noticias/442-biblioteca-estadual-celebra-o-dia-internacional-do-livro-infantil-com-leitura-de-contos-pela-internet. Acesso em: 12 ago. 2020.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Biblioteca estadual e clube de leitura 6.0 promovem Quarentena Literária para pessoas idosas. Belo Horizonte: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, 2020. Disponível em: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/index.php/pt-br/noticias/468-biblioteca-estadual-e-clube-de-leitura-6-0-promovem-quarentena-literaria-para-pessoas-idosas. Acesso em: 12 ago. 2020.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Live com Ozório Couto celebra Dia Nacional do Escritor. Belo Horizonte: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, 2020. Disponível em: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/index.php/pt-br/noticias/472-live-com-ozorio-couto-celebra-o-dia-nacional-do-escritor. Acesso em: 12 ago. 2020.

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS. Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas realiza palestra sobre saúde mental dos profissionais durante a pandemia de Covid-19. Belo Horizonte: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, 2020. Disponível em: http://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/index.php/pt-br/noticias/462-sistema-estadual-de-bibliotecas-publicas-realiza-palestra-sobre-saude-mental-dos-profissionais-durante-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 12 ago. 2020.

BIBLIOTECAPUBLICADOESTADORS. Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors/. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus. Brasília: Governo Federal, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus. Acesso em: 11 ago. 2020.

CARTA CAPITAL. Como higienizar os acervos de bibliotecas durante uma pandemia? Biblioo: Cultura Informacional, 2020. Disponível em: https://biblioo.cartacapital.com.br/como-higienizar-os-acervos-de-bibliotecas-durante-uma-pandemia/. Acesso em: 11 ago. 2020.

CAVALCANTE, Katia Viana; BRITO, Yulli Rezende; VLAXIO, Felipe. As metamorfoses da biblioteca para a Geração Z: proposta de implementação para o Espaço Cultural Bezerra de Menezes. Revista Analisando em Ciência da Informação, v. 4, n. 2, p. A03, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/36644. Acesso em: 18 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36644

CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA. Covid-19: recomendações para salvaguarda de acervos em bibliotecas. São Paulo: CRB-8, 2020. Disponível em: http://www.crb8.org.br/covid-19-recomendacoes-para-salvaguarda-de-acervos-em-bibliotecas/. Acesso em: 11 ago. 2020.

FIND, Soren. Change the culture: job design, work processes and qualifications in the hybrid library. IFLA Journal, v. 25, n. 4, 1999. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/034003529902500407. Acesso em: 14 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/034003529902500407

FOLHA DO ESTADO SC. Biblioteca pública segue atendimento durante pandemia. Florianópolis: Folha do Estado de Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.folhaestado.com/biblioteca-pblica-segue-atendimento-durante-pandemia/. Acesso em: 11 ago. 2020.

FONTAN, Jean-Marc. De l’action à la médiation culturelle: une nouvelle avenue d’intervention dans le champ du développement culturel. Cahiers de l’action culturelle, v. 6, n. 2, p. 4- 14, 2007. Disponível em: http://arc.uqam.ca/upload/files/cahiers_acv6n2.pdf. Acesso: 06 out. 2020.

FREITAS, Judite; REGEDOR, António Borges. Bibliotecas públicas e cidadania activa. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 9., 2007, Delgada. Anais eletrônicos... Delgada: BAD, 2007. p. 1-17. Disponível em: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/517/284. Acesso em: 24 nov. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GARCEZ, Eliane Maria Stuart; RADOS, Gregório Jean Varvakis. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-19652002000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 14 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200005

GOVERNO DE SANTA CATARINA. Coronavírus em SC: biblioteca pública promove concurso virtual de desenho para crianças. 2020. Disponível em: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-biblioteca-publica-promove-concurso-virtual-de-desenho-para-criancas. Acesso em: 11 ago. 2020.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. Campanha Quarentena Literária promove incentivo à leitura no Estado. 2020. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/campanha-quarentena-literaria-promove-incentivo-a-leitura-no-estado. Acesso em: 11 ago. 2020.

GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO. I Encontro Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais: 2020 será realizado por videoconferência. 2020. Disponível em: https://www.es.gov.br/Noticia/i-encontro-estadual-de-bibliotecas-publicas-municipais-2020-sera-realizado-por-videoconferencia. Acesso em: 11 ago. 2020.

GRUPO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO JURÍDICAS DO DISTRITO FEDERAL. Preparação das bibliotecas ante ao Coronavírus. Distrito Federal: GIDJ, 2020. Disponível em: http://abdf.org.br/gidj/noticias/item/46-preoparacao-bibliotecas-corona-virus. Acesso em: 11 ago. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Covid-19 and the global library field. 2020. Disponível em: https://www.ifla.org/covid-19-and-libraries. Acesso em: 11 ago. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm. Acesso em: 30 set. 2018.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA sobre transparência, bom governo e combate a corrupção. 2008. Disponível em: http://www.ifla.org/publications/iflamanifesto-on-transparency--good-governance-and-freedom-fromcorruption. Acesso em: 14 nov. 2018.

JORNAL DO COMÉRCIO. Por conta da pandemia de coronavírus, Biblioteca Pública de Erechim registra maior procura por livros. Jornal do Comércio, 2020. Disponível em https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/jornal_cidades/2020/04/736271-por-conta-da-pandemia-de-coronavirus-biblioteca-publica-de-erechim-registra-maior-procura-por-livros.html. Acesso em: 12 ago. 2020.

KEINART, Tania Margarete Mezzomo. Administração pública no Brasil: crises e mudanças de paradigmas. São Paulo: Annablum; FAPESP, 2000.

MARQUINA, Julián. 7 medidas a serem consideradas para criar um protocolo de ação ao reabrir as bibliotecas. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1V0dI6zatznStmngBVRAkTjL8x1Q6CWJB/view. Acesso em: 11 ago. 2020.

MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil; BEHR, A. Gestão em bibliotecas. In: MORO, Eliane Lourdes da Silva; ESTABEL, Lizandra Brasil. Biblioteca: conhecimentos e práticas. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 57-76.

NASSAR, Paulo. A mensagem como centro de relacionamentos. In: Di Felice, Massimo. Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. p. 191-202.

WEBER, M. A virtual subject library for Library and Information Science: unnecessary or overdue?. Information-Wissenschaft und Praxis, v. 55, n. 2, p. 89-94, Mar. 2004.

ORERA-ORERA, Luisa. The university library in the context of the new social and educational model. Profesional de la Informacion, v. 16, n. 4, p. 329-337, 2007. Disponível em: https://search.proquest.com/docview/57702579?accountid=8112. Acesso em: 04 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2007.jul.07

ORERA-ORERA, Luisa; PACHECO, Federico Hernández. El desarrollo de coleciones em bibliotecas públicas: fundamentos teóricos. Investigación Bibliotecológica, v. 31, n. 71, 2017. DOI: https://doi.org/10.22201/iibi.0187358xp.2017.71.57818

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Ações para apoiar a mídia, ampliar o acesso à informação e alavancar o uso de tecnologias digitais na luta contra a pandemia. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/communicationinformationresponse/mediasupport. Acesso em: 12 ago. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavirus desease (COVID-19) pandemic. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019?gclid=CjwKCAjwps75BRAcEiwAEiACMe3elNgbCeBN2vmNmWhxk3C9zpEvJzqS-nILd2eI60TpiRrEDFLmoBoC3OAQAvD_BwE. Acesso em: 12 ago. 2020.

PREFEITURA DE LINHARES. Coronavírus: biblitoeca funcionará apenas para empréstimo e devolução de livros. Linhares: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://linhares.es.gov.br/2020/05/05/coronavirus-biblioteca-funcionara-apenas-para-emprestimos-e-devolucao-de-livros/. Acesso em: 12 ago. 2020.

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Prefeitura oferece série de opções online para garantir acesso da população à leitura. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal, 2020. Disponível em: https://prefeitura.rio/cultura/prefeitura-oferece-serie-de-opcoes-online-para-garantir-acesso-da-populacao-a-leitura/. Acesso em: 13 ago. 2020.

RÁDIO FANDANGO. Biblioteca Pública Municipal “Doutor João Minssen”. 2020. Disponível em: https://www.radiofandango.com.br/2020/05/18/biblioteca-publica-arquivo-historico-atelier-municipal-retomam-atendimento-nesta-terca-feira/. Acesso em: 12 ago. 2020.

RÁDIO SANTA CRUZ. Pará de Minas em destaque: setor cultural vai venccendo o distanciamento com muita criatividade. 2020. Disponível em: https://www.radiosantacruzfmg.com.br/acontece/noticia/60013. Acesso em: 12 ago. 2020.

SILVA, Rafaela Carolina da. Gestão de bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150798. Acesso em: 31 jul. 2017

SILVA, Rafaela Carolina da; JORENTE, Maria José Vicentini; CALDAS, Rosângela Formentini. Integração da competência em informação no contexto das bibliotecas vivas. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 275-294, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2541. Acesso em: 18 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2541

SILVA, Rafaela Carolina da; OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki; CALDAS, Rosângela Formenini; CASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. A competência em informação e o comportamento informacional dos usuários de bibliotecas híbridas: um estudo comparativo no Brasil e na Escócia. Informação & Informação, v. 23, n. 1, p. 398-423, 2018.]. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/30906. Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p398

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Orientações a bibliotecas públicas e comunitárias Covid-19. 2020. Disponível em: https://ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/2112-coronavirus-e-residuos-solidos-como-lidar-com-a-questao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 11 ago. 2020.

Downloads

Publicado

11/12/2020

Como citar

CALDAS, R. F.; SILVA, R. C. da. Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da sociedade. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5352, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5352. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5352. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19