Competência em Informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5537

Palavras-chave:

Competência em Informação, Educação Profissional, Avaliação da Competência em Informação

Resumo

A avaliação da competência em informação é um instrumento essencial e se utiliza de padrões, modelos e indicadores para ser realizada com sucesso. No contexto da Educação Profissional e Tecnológica, autores como Santos (2017) e Oliveira e Silva (2018) apontam a validade dos Padrões de Competência em Informação da ACRL (2000) para a avaliação da competência em informação de futuros trabalhadores. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a aquisição de Competência em Informação de estudantes concludentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Utilizou um questionário de múltipla escolha orientado pela Matriz Conceitual de Oliveira e Silva (2020) aplicado a estudantes concludentes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Identificou-se que os estudantes acreditam que a informação molda aspectos do cotidiano, do trabalho e da educação, e que possuem habilidades específicas para a identificação das necessidades de informação, para o acesso, a avaliação e o uso da informação, e para a compreensão das questões que cercam a informação. Conclui-se que o coletivo de estudantes possui habilidades informacionais desenvolvidas, entretanto que precisam de uma formação mais adequada para entender como a informação é produzida e identificar informações enviesadas (como fake news). Considera-se também a necessidade de se criar indicadores para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil alinhados aos avanços nos estudos sobre Competência em Informação

Biografias dos autores

Carlos Robson Souza da Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará e Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Cedro.

Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação e Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALMEIDA, Jobson Louis Santos de, 2015. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimento de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba [em linha]. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes). João Pessoa, PB: Universidade Federal da Paraíba. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7671/2/arquivototal.pdf.

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima e RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em Educação Profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac: a Revista da Educação Profissional [em linha]. 2010. v. 36, n. 2, p. 51-63. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218/201.

ACRL (Association of College and Research Libraries), 2000. Information Literacy Competence Standards for Higher Education [em linha]. Illinois: ALA. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

BRASIL, 2007. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: documento base. Brasília, DF: SETEC, MEC. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf.

DUDZIAK, Adriana Elisabeth, 2003. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação [em linha]. 2003. v. 32, n. 1, p. 23-35. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071.

MOURA, Dante Henrique, 2007. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos [em linha]. 2007, ano 23, v. 2, p. 4-30. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110.

OLIVEIRA, Andreia Silva de e SILVA, Carlos Robson Souza da Silva, 2018. Competência em Informação na Educação Profissional: um relato de experiência. Cedro, CE: DEPPI, IFCE. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: https://ifce.edu.br/cedro/arquivos/copy_of_AnaisSEMIC2019.pdf.

SANTOS, Camila Araújo dos, 2017. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da educação profissional e tecnológica [em linha]. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Marília, SP: Universidade Estadual Paulista. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_do.pdf.

SAVIANI, Dermeval, 2007. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação [em linha]. 2007. v. 12, n. 34, p. 152-165. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.

SPUDEIT, Daniela, 2015. Proposta de um programa para desenvolvimento de Competência em Informação para alunos do Ensino Profissional. Ciência da Informação em Revista [em linha]. 2015. v. 2, n. 2, p. 67-77. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782/1466.

XING, Ping, LI, Haipeng e HUANG, Michael B, 2007. Information Literacy in Vocational Education: a course model. Chinese Librarianship: an International Electronic Journal [em linha]. 2007. n. 23. [Acesso em 13 dezembro 2020]. Disponível em: http://www.white-clouds.com/iclc/cliej/cl23XLH.htm.

Downloads

Publicado

28/04/2021

Como citar

Silva, C. R. S. da, & Teixeira, T. M. C. (2021). Competência em Informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Liinc Em Revista, 17(1), e5537. https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5537

Edição

Seção

Infodemia e o Nosso Futuro