As aparências enganam: heurísticas, estereótipos e espetacularização no processo de visibilidade midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5648

Palavras-chave:

desinformação, espetacularização, astroturfing, política, propaganda

Resumo

A proposta do artigo é compreender o processo de insuflação artificial do interesse público em temas que ganham notoriedade em decorrência da visibilidade midiática alcançada pela ação orquestrada de atores sociais. A criação de pseudoacontecimentos consolida narrativas verossímeis que objetivam agendar a cobertura da imprensa e reverberar nas redes sociais, ganhando notoriedade e repercussão atinentes a interesses negociais, mercadológicos ou políticos apresentados de maneira pouco transparente. Para tanto foi desenvolvida pesquisa exploratória, de caráter documental, com o objetivo de indiciar a relação entre interesses privados e a construção artificial de uma agenda de interesse público propagada nas plataformas midiáticas, com estudo de caso sobre a ação política e eleitoral do ex-presidente Donald Trump no processo de desenvolvimento de uma narrativa populista calcada no uso permanente da desinformação

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Publicado

06/06/2021

Como citar

AZEVEDO, A. As aparências enganam: heurísticas, estereótipos e espetacularização no processo de visibilidade midiática. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e5648, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i1.5648. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5648. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Infodemia e o Nosso Futuro