Afrocentricidade, Memória e Informação

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Palavras-chave:

Afrocentricidade, Paradigma, Memória, Informação, Biblioteca, Afro - brasileiro

Resumo

Destacando a via afrocêntrica do pensamento, este artigo analisa os conceitos de memória e patrimônio afro-brasileiro no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Pergunta como a temática cultura afro-brasileira é abordada na literatura especializada da área. A hipótese é que o processo histórico de escravização e racismo escamoteou os saberes negros, reduzindo-os a uma presença à margem do núcleo acadêmico-científico dominante. A pesquisa é exploratória e o método utilizado foi qualitativo e reflexivo, com base em revisão bibliográfica. Também foi realizado um levantamento de artigos científicos sobre o tema na base BRAPCI. Foi usada a filosofia Sankofa para nortear a construção do artigo e a exposição dos argumentos. As pesquisas estão voltadas para a compreensão dos paradigmas científicos na Ciência da Informação, para a ausência de teorias e metodologias no tratamento da informação etnicorracial, para a necessidade de inclusão de conteúdos afrocêntricos no ensino, para a introdução da temática na pesquisa de pós-graduação e para a formação de um profissional capacitado para atuar no desenvolvimento de acervos cultural e socialmente representativos. A discussão dos resultados baseou-se nas categorias desenvolvidas na revisão e naquelas que foram identificadas no corpus de análise. Conclui que há uma ênfase em afirmar a necessidade de inclusão das memórias e dos conhecimentos da população afro-brasileira em ambientes institucionais, como universidades e unidades de informação. Contribui ao evidenciar que a pluralidade e diversidade na formação do pensamento, nos ambientes de preservação de memórias e disseminação de saberes dependerão de ações e atitudes cada vez mais práticas.

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Publicado

30/11/2021

Como citar

SÁ, C.; FRANCELIN, M. Afrocentricidade, Memória e Informação. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5731, 2021. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5731. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Decolonialidade e Ciência da Informação: veredas dialógicas