A Evolução da Presença Negra na Mauricio de Sousa Produções: O Reflexo do Pensamento Decolonial nos Quadrinhos Nacionais

Autores

  • Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9168-9904
  • Breno José Andrade de Carvalho Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4449-4036
  • Dario Brito Rocha Júnior Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1515-1720
  • Fernanda Paiva Furtado da Silveira Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6136-7808
  • Ana Luisa Erthal Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1926-3885
  • Luciana Coutinho Araújo Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7680-6268
  • Isabela Regina da Silva Pontes Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3679-9160

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5764

Palavras-chave:

Cultura, Design da Informação, Histórias em Quadrinhos, Mercado Editorial, Representatividade Negra

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa mercadológica sobre a representatividade negra na Mauricio de Sousa Produções (MSP). Foram aplicados referenciais teóricos alusivos à representação de grupos historicamente descriminados, a exemplo de Cirne (1982), Agostinho (2017) e Chinen (2019) e ao estudo do Design da Informação, com Padua, Dias e Lima (2015) e Sá (2016), que permitiram construir uma infografia para ilustrar os dados coletados. Investigou-se a aparição de personagens negros de proeminência nas capas das revistas da Turma da Mônica, dos primórdios que antecederam a adoção explícita do pensamento decolonial às edições da atualidade, assim como números pertinentes sobre os artigos já publicados sobre a temática investigada, extraídos do Portal de Periódicos da CAPES (2020). A peça gráfica produzida apresenta uma nova tendência do estúdio em acentuar a presença afrodescendente em seus produtos editoriais, assim como ratificar a carência de estudos acessíveis sobre o negro nos quadrinhos nacionais

Biografia do autor

Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Publicitário graduado com láurea acadêmica pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (Recife - PE) em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Estagiou na Assessoria Ministerial de Comunicação Social do MPPE - Ministério Público de Pernambuco em 2018. Trabalhou como Consultor de Marketing na empresa Netcon Americas (2019) e como designer gráfico na Apet - Associação Paulista de Estudos Tributários (2020). É autor do livro físico e digital Panther is the New Black: Representação e Cultura na Comunicação do filme Pantera Negra publicado pela editora Simplíssimo, lançado na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (outubro/2019) e integrante do catálogo Publicom da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom (2020). Publicou artigos pelo Intercom Júnior, GP Produção Editorial (2020), Revista Paradoxos (2020) e Editora Atena (2019). Vencedor nacional do prêmio Expocom (2018) na modalidade Roteiro de Games e vencedor regional do Expocom Nordeste (2019) na modalidade Planejamento Promocional. Estagiou em docência no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na UNICAP (2020). Atualmente é mestrando em Indústrias Criativas e aluno de especialização em Escrita Criativa na UNICAP.

Breno José Andrade de Carvalho, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutor em Design pela UFPE (2020). Mestre em Design pela UFPE (2014). Especialista em Design da Informação pela UFPE (2002), e graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL pela Unicap (1999). Atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos de Convergência Midiática e da Informação (Icinform) e professor do Programa de Pós-graduação em Industrias Criativas e professor e coordenador do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenou a agência de soluções interativas Combogó Unicap. É membro do Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo da Unicap - LICEU. Também é responsável pela Coluna Cabra Nerd da Revista on-line Algomais. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Web Design, atuando principalmente nos seguintes temas: indústrias criativas, branding, marca mutante, marca mutante jogável, interface gráfica, doodle, cultura, games, gamification, interface, Realidade Virtual e tecnologias 3D.

Dario Brito Rocha Júnior, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Atualmente é professor Assistente III da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e leciona no Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas e também dos cursos de graduação em Jornalismo, em Jogos Digitais e em Fotografia. Ocupa o cargo de Coordenador Geral de Pesquisa (CGPq) da Universidade. Possui Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2001), mestrado em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Doutorado em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atuou no Jornal do Comércio (PE) durante dez anos ocupando cargos de repórter, repórter sênior, colunista assistente e editor assistente. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando em ensino e pesquisa principalmente nos seguintes temas: narrativa transmídia, linguagem, suporte, editoração e coerência.

Fernanda Paiva Furtado da Silveira, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Mestranda em Indústrias Criativas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Possui Pós-Graduação em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac, São Paulo (2018). Graduação em Computação, ênfase em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Itajubá (2004). Atualmente é Designer Instrucional na Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência em gerenciamento, revisão, tutoria, documentação e desenvolvimento de conteúdos e materiais de cursos a distância via web nas plataformas Moodle, TelEduc e Tidia-Ae.

Ana Luisa Erthal, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Jornalista com experiência em veículos impressos, Comunicação Corporativa, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Imprensa e Gestão Pública. Dentre as principais realizações profissionais, destacam-se a atuação na Coca-Cola Guararapes, onde desenvolveu atividades de Comunicação Corporativa (interna e externa), trabalho realizado no jornal Folha de Pernambuco, onde colaborou como repórter dos cadernos de Política, Coluna Social e Cultura. Implementou e produziu o suplemento infantil Folhinha de Pernambuco. Foi Coordenadora de Imprensa da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes | PE. Exerceu cargo de Assessora de Comunicação e Relacionamento Corporativo na rede de óticas Oculum. Em seguida, assumiu como Assessora de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Passou pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e recentemente está como Gerente de Comunicação e Conteúdo Segurança Urbana da Prefeitura do Recife. Mestranda em Indústrias Criativas, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Temas de interesse: Educomunicação. Mediação tecnológica. Qualificação de professores. Gestão de processos comunicativos.

Luciana Coutinho Araújo, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (2002) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é estudante do Mestrado em Indústrias Criativas pela Universidade Católica de Pernambuco e trabalha como analista de gestão no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Comunicação, Planejamento e Projetos em Comunicação, Controle Social e Gestão de Pessoas. Interessada principalmente nos seguintes temas: comunicação pública, políticas públicas de comunicação, inovação na gestão pública, acesso à informação e linguagem simples.

Isabela Regina da Silva Pontes, Mestrado Profissional em Indústrias Criativas, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é Coordenadora de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude. Tem experiência na área de Comunicação.

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Publicado

30/11/2021

Como citar

PAIVA, R. S. F. de; CARVALHO, B. J. A. de; JÚNIOR, D. B. R.; SILVEIRA, F. P. F. da; ERTHAL, A. L.; ARAÚJO, L. C.; PONTES, I. R. da S. A Evolução da Presença Negra na Mauricio de Sousa Produções: O Reflexo do Pensamento Decolonial nos Quadrinhos Nacionais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5764, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5764. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5764. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Decolonialidade e Ciência da Informação: veredas dialógicas