A construção da identidade Quilombola na Amazônia

um estudo de práticas escolares em Guajará-Miri, município do Acará, Pará

Autores

  • Agatha Leticia Eugênio da Luz Universidade do Estado do Pará
  • Ana D’Arc Martins de Azevedo Universidade do Estado do Pará / Universidade da Amazônia
  • Edgar Monteiro Chagas Junior Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2021v7n1.p151-168

Palavras-chave:

Identidade, Escola, Quilombo, Guajará-Miri

Resumo

Este artigo se debruça sobre e a partir da realidade do quilombo amazônico Guajará-Miri localizado no município de Acará no estado do Pará. Ancora-se nas questões que envolvem a identidade quilombola nas práticas escolares, considerando o envolvimento de moradores da comunidade na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso tendo como participantes: duas professoras e três moradores(as) do quilombo, sendo uma delas, professora aposentada e fundadora da primeira escola quilombola da comunidade. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: observações, conversas informais, entrevistas, levantamento bibliográfico e documental. A análise dos dados se deu pelo método crítico-dialético. Utilizou-se na análise dos dados o processo de categorização analítica. A pesquisa apontou, entre outros, os seguintes resultados: a relação identitária dos moradores com a escola a partir da mobilização coletiva em construí-la no Quilombo; os moradores e as professoras possuem com a escola um enlace afetivo produtores de sociabilidades que tem impulsionado o uso de estratégias inovadoras que notabilizam o pertencimento identitário e, com isso, uma melhoria na qualidade dos processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.

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Publicado

10/02/2021

Como Citar

LUZ, Agatha Leticia Eugênio da; AZEVEDO, Ana D’Arc Martins de; CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro. A construção da identidade Quilombola na Amazônia: um estudo de práticas escolares em Guajará-Miri, município do Acará, Pará. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 1, p. 151–168, 2021. DOI: 10.21721/p2p.2021v7n1.p151-168. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5577. Acesso em: 21 nov. 2024.

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