ESTADO DA ARTE, CHECK!

a produção acadêmica no Brasil sobre o TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6966

Palavras-chave:

Comunicação, Estado da arte, TikTok

Resumo

O TikTok é um aplicativo de rede social que tem atraído grande atenção do público, das empresas e, mais recentemente, da academia. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar a produção científica realizada sobre a plataforma no Brasil entre 2019 e 2023. A pesquisa analisou 66 trabalhos, concentrando-se nos títulos, resumos e palavras-chave das publicações. A partir dessa análise espera-se demonstrar o desenvolvimento e as principais temáticas da produção científica relacionada ao aplicativo chinês no contexto brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALENCAR, Marta Thaís; AQUINO, Maria Clara. Desertos de notícias no Nordeste: discurso de ódio e desinformação sobre a Transposição do Rio São Francisco no TikTok, 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0802202322404264cb059a832c5.pdf.

ALMEIDA, Gabriela Rodrigues; RAMOS, Daniela Osvald. Nem acima, nem abaixo do radar: uma análise da produção de conteúdo sobre massacres em escolas brasileiras no Twitter e no TikTok. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202320570064dd624ca1ede.pdf.

AMARAL, Diego Granja do; CÂMARA, Clara Bezerril. Controle, rasura e (re)ordenamento da visibilidade: a política dos corpos e dos algoritmos no TikTok. Galoá, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/controle-rasura-e-reordenamento-da-visibilidade-a-politica-dos-corpos-e-dos-algo?lang=pt-br. Acesso em: 8 out. 2023.

ARAÚJO, Willian Fernandes. “Todo mundo pode ser famoso com o algoritmo do TikTok”: imaginários e saberes sobre eficiência algorítmica e potência viral. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202323241564dd84cf04065.pdf.

AZEVEDO, Isis Luna Cirne De. O fenômeno da pornificação em trends de dança no TikTok: uma leitura crítica sobre o agenciamento da sexualização do corpo feminino pela indústria cultural. 2023. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0719202214434962d6ed5510ecb.pdf.

CAMPOS, Diana Kelly Farias De. Telejornalismo em multitelas - produção e divulgação do programa Jornal da Record no Tiktok, Twitter e Instagram. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202310552064dcd548e2a7c.pdf.

CARDOSO, Rafaela Moraes. A influência da tiktokização das profissões na visão de carreira dos Millennials e da Geração Z através das mídias sociais Instagram e TikTok. 2023.. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/262625.

CASADEI, Eliza Bachega. Os estudos das masculinidades nas pesquisas em Comunicação no Brasil. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 45, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/7KgPdW9GwW8SLrJ8Zzgcvch/?lang=pt.

DE ALMEIDA, Milena Carolina; LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Os novos caminhos da comunicação política brasileira: a articulação dos atores políticos nas redes sociais digitais e o papel da imprensa neste contexto. 2020. Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index.php/abciber/abciber13/paper/view/1346.

DEPEXE, Sandra; FREITAS, Marina Judiele dos Santos. “Tá, tá movimentando”: a indústria editorial e o TikTok no Brasil. Comunicação Mídia e Consumo, v. 20, n. 58, 2023. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2802. Acesso em: 8 out. 2023.

DIETRICH, Caroline; BITTENCOURT, João Ricardo. O jogar no TikTok: remix como catalisador do devir. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202323583164dd8cd7df2f4.pdf.

DIETRICH, Caroline; BITTENCOURT, João Ricardo. TikTok e Fortnite: as atualizações das danças virais enquanto mídia e memória. 2022. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0720202223554162d8c02d56cbc.pdf.

DREHMER, Vanessa. “Fala moleques e bonecas”: masculinidades do youtuber Rezende. 2022.. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/238951.

ESPINDOLA, Polianne Merie. De WAP a Ruivinha de Marte: o crescimento do Tiktok durante a pandemia e o valor performance como capital social. 2021.

EVANGELISTA, Simone; GARCIA, Marcelo. Cada segundo conta: Urgência, paralisia e política nas narrativas sobre a crise climática no TikTok Brasil. Galoá, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/cada-segundo-conta-urgencia-paralisia-e-politica-nas-narrativas-sobre-a-crise-cl?lang=pt-br.

FISCHER, Gustavo Daudt; PALMA, Gabriel Rocha. #Challenge Memory Unlocked:: o TikTok como dispositivo construtor de memórias audiovisuais a partir da música. Revista Eco-Pós, v. 25, n. 1, p. 249–273, 2022. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27866.

GINA LONCOMILLA, VIVIANE MARDONES. TikTok e a presença do capital chinês na indústria fonográfica ocidental: um olhar pela economia política da internet. 2020. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1967-1.pdf.

GIRARDI, Nínive Da Silva. Moda na era do Tiktok : do supermercado de estilos às tendências virais. - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10732.

GIUNTI, Débora; INOCÊNCIO, Luana. Cultura do cancelamento, misoginia e “tiktokização” do ódio algorítmico no caso Heard vs. Depp. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0817202323394864ded9f448ed3.pdf.

GOMES, Tatiana Azevedo; CRESPO, Natália Deus de Oliveira. Análise de vídeos de ciências da natureza no TikTok. Comunicação & Educação, v. 28, n. 1, p. 83–95, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/208372.

GOMES, Raí Gabriel De Castro; COUTINHO, Iluska Maria Da Silva. Informação no TikTok: a criação de um novo jornalismo e a reconfiguração da Novaslândia. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202323584164dd8ce1801a9.pdf.

GUARALDO, Franceli. As cidades do ABC pelas narrativas transmídia: Questões de patrimônio, memória e comunicação de interesse público. 2022. - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2022. Disponível em: https://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/774.

GUIMARÃES, Alessandra Cristina. A midiatização da religião na Congregação Cristã no Brasil: os 'ccbtokers" e a (im)prevista visibilidade de uma denominação’. 2023. - Faculdade Cásper Líbero, 2023. Disponível em: https://static.casperlibero.edu.br/uploads/2023/08/Alessandra-Cristina-Guimaraes.pdf.

JESUS, João Vinicius Nascimento De. Performance drag em rede: Um olhar sobre a intelectualidade drag de Rita Von Hunty. 2022. - Universidade Federal da Bahia, 2022. Disponível em: https://sigaa.ufba.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt_BR&id=1351.

JUNQUEIRA, Antonio Hélio; FREITAS, Maria do Carmo Duarte. No TikTok do seu coração: do jabá às trends. Estratégias e manipulação algorítmica na produção do sucesso musical. Comunicação Mídia e Consumo, v. 20, n. 57, 2023. Disponível em: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2714.

KLETEMBERG, Karen Sailer; GRANADO, António Maria Salvado Coxito. Ciência no TikTok: O uso da plataforma para a divulgação científica no Brasil. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0815202315402064dbc694441d5.pdf.

ALMEIDA, Laura Coelho de. Redes sociais para a indústria criativa: as “bookredes” como forma de divulgação de autores nacionais independentes. 2023. - Universidade Federal do Pampa, 2023. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/8060/1/Laura%20Coelho%20de%20Almeida%202023.pdf.

LEITE, Caroiine. Do Vídeo nas Aldeias aos TikTokers indígenas: perspectivas decoloniais de produção de imagens de indígenas por indígenas. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202323504464dd8b04130d1.pdf.

LIMA, Antonia Nirvana Gregorio; SANTOS, Débora Maria Dos; COVALESKI, Rogério Luiz. Seu filho está on-line: segurança digital de crianças e controle parental no Tiktok. 2020. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-0680-2.pdf.

LINDEMANN, Cristiane; SCHUSTER, Patrícia Regina; BELOCHIO, Vivian. Em busca da performance jornalística no TikTok: uma análise do Estadão e da Folha de S.Paulo. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 19, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/85604.

LOPES, Rodrigo Phelipe Rodrigues. Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina. 2021. masterThesis - Universidade Federal de Pernambuco, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41217.

MACEDO, Iago Fillipi Patrocínio. K-pop em Fortaleza: o consumo e a produção de dança cover por fãs da música pop sul-coreana. 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73367.

MACHADO, Irene de Araujo; RAMOS, Daniela Osvald. Alfabetização semiótica com os códigos informático-digitais da internet. Comunicação & Educação, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 38–53, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164596.

MACHADO, Flávia Palhares; MACIEL, Josemar De Campos. “E vamos de tour pela minha casa?” - representações do habitar na rede social TikTok.. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202321240764dd68a7a013c.pdf.

MORAES, Mariana Marcela De Fátima; ALMEIDA, Cristóvão Domingos De. Mulher, Imigrante e Tiktok: Um Panorama das Pesquisas no Brasil1. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0815202317235664dbdedc11e4d.pdf.

MORAES, Mariana Marcela De Fátima; ALMEIDA, Cristóvão Domingos De. Registros De Uma Refugiada Ucraniana No TikTok: Análise Da Produção Midiática De Uma Jovem Durante Os Primeiros Cem Dias De Guerra. 2022. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0719202213384862d6de18b5ca4.pdf.

MORONI, Fábio Tonissi et al. Etapas para a construção do plano de comunicação interna para instalações animais em universidades públicas brasileiras. Organicom, v. 19, n. 39, p. 185–196, 2022. Disponível em:https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/190897.

NOGUEIRA, Maria Alice De Faria; PINTO, Raiane Cardoso. #spedupsongs: a tiktokização da atenção e a tendência das músicas aceleradas. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202311431864dce0860323e.pdf.

OLIVEIRA, Rafaela De Araujo Vieira De. A eloquência de Erika Hilton no combate à transfobia: uma análise de publicações no perfil do TikTok. 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0804202320042264cd83f6b4625.pdf.

OLIVEIRA, Rodrigo Bomfim; PATROCÍNIO, Iago Clímaco. Juventudes e Formatos seriados no TikTok. 2020. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1255-1.pdf.

PALMA, Gabriel Rocha. As remixabilidades audiovisuais nos challenges do tiktok. 2023. - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), 2023. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12425.

RAUBER, Luis. TIKTOK: O que está acontecendo aqui?. Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/tiktok-o-que-esta-acontecendo-aqui?lang=pt-br.

RAUBER, Luiz Henrique. O que está acontecendo aqui? TikTok e a plataformização da autenticidade a partir da Teoria Fundamentada. 2021. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000029/000029f3.pdf.

ROTHBERG, Danilo et al. Qualidade na comunicação promotora da saúde: diálogos entre a literatura especializada e as perspectivas dos jovens. Comunicação & Educação, v. 27, n. 2, p. 49–62, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194652.

SANTOS, Luiza Carolina dos et al. Discurso de ódio online: uma análise das políticas das plataformas digitais para moderação de conteúdo. E-Compós, 2021. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2709.

SILVA JUNIOR, Jader Lúcio Da; FARBIAZ, Alexandre. Meu professor é um tiktoker : uso de vídeos curtos como ferramenta educativa em mídias sociais. 2020. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-2411-1.pdf.

TESSEROLI, Ricardo Germano; PIMENTEL, Pedro Chapaval. No que você está pensando? apontamentos sobre opinião pública nas redes sociais digitais. Organicom, v. 17, n. 33, p. 49–61, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170172.

TEXEIRA NETO, Wanderley De Mattos. Quando a crítica vira meme: a propagabilidade dos vídeos de Isabela Boscov no TikTok. 2022. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/resumo/0718202210422462d5634020248.pdf.

TURATO, Luzia de Fátima. Tik...Tok... Seu despertar pedagógico na denaturalização de esteerótipos de gênero. 2022. - Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/236715.

VIANA DE PAULO, Rodolfo Rodrigo. E quem disse que malandro precisa ser macho?: etnografia das tradições, dissensos de gênero e performances negras dos passistas das escolas de samba carioca. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/29306.

WODEVOTZKY, Robson Kumode. A imagem do tempo suspenso: eco-logia e ecologia nos processos de criação de webvídeos. - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24836.

ZULTAUSKAS, Maria Beatriz. Tiktokização da Política: A Plataforma como Palanque de Influência nas Eleições Presidenciais de 2022. - Faculdade Cásper Líbero, 2023. Disponível em: https://static.casperlibero.edu.br/uploads/2023/08/MARIA-BEATRIZ-ZULTAUSKAS-SANT%C2%B4ANA-RICCI.pdf.

Downloads

Publicado

31-05-2024

Edição

Seção

Estudos da Informação

Artigos Semelhantes

1-10 de 407

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.