“Lugar do lixo é no lixo”: estudo de assimilação da informação

Autores

  • Carla Tavares
  • Isa Maria Freire

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1012

Palavras-chave:

Assimilação da informação, Estudo de usuários, Informação ambiental, Lixo, Educação ambiental, Oficina de reciclagem artesanal de papel

Resumo

O presente estudo investiga a assimilação da informação “lugar do lixo é no lixo” por meio da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na ciência da informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecida uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos sólidos [lixo].

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Biografia do autor

Carla Tavares

Mestre em ciência da informação (CNPq/Ibict - UFRJ/ECO). Consultora da ONG Ecomarapendi, Rio de Janeiro, RJ

Isa Maria Freire

Doutora em ciência da informação (CNPq/Ibict - UFRJ/ECO). Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Convênio CNPq/Ibict - UFRJ/ECO)

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Como citar

Tavares, C., & Freire, I. M. (2003). “Lugar do lixo é no lixo”: estudo de assimilação da informação. Ciência Da Informação, 32(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1012

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