Efeitos das tecnologias da informação na comunicação de pesquisadores da Embrapa

Autores

  • Maria da Paixão Neres de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1026

Palavras-chave:

Comunicação científica, Tecnologia de informação, Fontes de informação, Produção de conhecimento, Avaliação de trabalhos, Difusão de conhecimento.

Resumo

Estudo realizado com 49 pesquisadores de nove unidades descentralizadas da Embrapa, contemplando dois centros por tema básico, três ecorregionais e quatro de pesquisa por produto (23% das 39 unidades), no período de 1992 a 1997. A coleta de dados foi feita por meio de questionários eletrônicos, com retorno de 75 respondidos (17% do total enviado).Os resultados mostraram melhoria nos contatos entre os pesquisadores, estabelecendo-se extensa rede de comunicação no país e no exterior. Observou-se a ocorrência, ainda em pequena escala, da avaliação e da publicação de trabalhos técnico-científicos em meio eletrônico. Conclui-se que o uso de tecnologias da informação afetou positivamente a comunicação científica do grupo estudado, com maior eficiência na produção, avaliação e difusão do conhecimento e, consequentemente, melhores resultados no campo da pesquisa e do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria da Paixão Neres de Souza

Doutora em Ciência da Informação. Salvador, Ba

Downloads

Como citar

Souza, M. da P. N. de. (2003). Efeitos das tecnologias da informação na comunicação de pesquisadores da Embrapa. Ciência Da Informação, 32(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1026

Edição

Seção

Artigos