Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento

Authors

  • Sergio Luis da Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v33i2.1056

Keywords:

Gestão do conhecimento, Conhecimento tácito, Conhecimento explícito, Conversões do conhecimento

Abstract

Uma bem-sucedida sistematização da gestão do conhecimento deve considerar que o conhecimento pode existir em dois formatos, tanto na mente das pessoas, quanto em registros diversos; e a tecnologia da informação tem grande importância no acesso e na renovação dos conhecimentos. Seguindo essas preocupações, a essência da idéia de “criação do conhecimento” utilizada na área de gestão organizacional reside em pessoas poderem se encontrar e trocar experiências com outras pessoas que têm ou trabalham com certos tipos de conhecimentos, e a importância da tecnologia da informação é construir um suporte para que isso ocorra. Considerando esse ponto de vista, discutem-se, no presente artigo, esforços para trocas de conhecimentos, utilizando-se, para isso, o relacionamento entre dois formatos de conhecimentos – aqueles que são inerentes às habilidades pessoais (conhecimento tácito) e aqueles que são possíveis de verbalizar e registrar (conhecimento explícito) – em quatro tipos de conversões do conhecimento: socialização (tácito de um indivíduo para outro), externalização (explicitando partes do conhecimento tácito), combinação (conhecimento explícito de um indivíduo para o grupo) e internalização (captando no formato tácito o conhecimento explícito do grupo). Os argumentos aqui apresentados baseiam-se no fato de que uma efetiva criação e trabalho com o conhecimento apenas ocorre em um ambiente em que existe uma contínua conversão entre os dois formatos do conhecimento.

Palavras-chave

Gestão do conhecimento; Conhecimento tácito; Conhecimento explícito; Conversões do conhecimento.

Knowledge management: a critical review based on the knowledge creation approach

Abstract

Successful systematization of Knowledge Management has to take into consideration the following points: knowledge may exist in a personal and registered format; and information technology has great importance in the access and renewal of knowledge. Following this concern, the essence of the idea of “knowledge creation” used in organizational management area is that people can cope and exchange experiences with other people that have or work with some kind of knowledge. The importance of information technology is to build up a support for this to happen. Considering this point of view, efforts for exchange of knowledge are discussed, by using this relationship between two formats of knowledge – those which are inherent to personal abilities (tacit knowledge) and those which are possible to verbalize and register (explicit knowledge) – in four types of knowledge conversion: -socialization (tacit from one individual to other), -externalization (explicit parts of tacit knowledge), -combination (explicit from one individual to the group), and -internalization (explicit from the group to individual tacit). Arguments are based on the fact that an effective creation of and work with knowledge can only exist in an environment where a continuous conversion between these two kinds of forms happens.

Keywords

Knowledge management; Tacit knowledge; Explicit knowledge; Knowledge conversion.

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Author Biography

  • Sergio Luis da Silva, UFSCar
    Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Published

10/12/2004

Issue

Section

Articles