O enfoque por processos da NBR ISO 9001 e sua aplicação nos serviços de informação

Autores

  • Valéria Martin Valls ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v33i2.1059

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Ciência da Informação, Serviços de Informação, NBR ISO 9001

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar e discutir os fundamentos da gestão da qualidade e da nova versão da NBR ISO 9001, incluindo a aplicação do enfoque por processos nos serviços de informação, com o objetivo de apoiar a melhoria dos processos implantados nestes serviços e principalmente apoiar seu gerenciamento, visando à otimização de recursos e à elevação dos níveis de satisfação dos clientes, itens considerados fundamentais pelas organizações que optam por programas relacionados à gestão da qualidade.

Palavras-chave

ISO 9001; Serviços de informação; Gestão da qualidade.

Approach by NBR ISO 9001 processes applied to information services

Abstracts

The main role of this paper is to present and discuss the principles of Quality Management and the new version of ISO 9001, including the application of processes of new approach to Information Services, intended to improve the processes established in these services and mainly to support its management, having in mind the resources of optimization and improvement of customers’ satisfaction, items considered as fundamental to the Organizations in charge of quality management related to programs.

Keywords

ISO 9001; Information services; Quality management.

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Biografia do Autor

  • Valéria Martin Valls, ECA/USP
    Mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Sócia da Valls & Yoshida Consultoria, especializada em Gestão da Qualidade e do Conhecimento. Docente do Curso de Pós-graduação da FESP-SP. Rua André Saraiva, 473 Vila Sônia 05626-001 São Paulo SP

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Publicado

10/12/2004

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