Indicadores para monitoramento de pesquisa em saúde no Brasil

Autores

  • Flávia Tavares Silva Elias Mnistério da Saúde
  • Luis Eugenio Souza Instituto de Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i3.1128

Palavras-chave:

indicadores de monitoramento do fomento a pesquisa, gestão em ciência e tecnologia em saúde.

Resumo

No Brasil, o Ministério da Saúde é importante financiador e usuário de pesquisas e projetos de desenvolvimento tecnológico. No entanto, os mecanismos formais de acompanhamento do fomento a pesquisas são incipientes. O objetivo do trabalho foi propor indicadores para monitorar o fomento das pesquisas financiadas. As necessidades de informação foram identificadas, e os indicadores foram formulados baseados em visitas a órgãos de fomento à pesquisa no Brasil, revisão de literatura e reuniões técnicas. Os indicadores informam quais pesquisas são financiadas e qual a correlação com as prioridades da política de saúde; como ocorre a distribuição do financiamento; quais externalidades foram produzidas pela pesquisa. Discute-se a importância do monitoramento para designar recursos em pesquisas prioritárias. O uso dos indicadores pode guiar a construção de base de dados no Ministério da Saúde.

Palavras-chave
Gestão em ciência e tecnologia em saúde. Indicadores de monitoramento do fomento à pesquisa.

Indicators for monitoring health research in Brazil

Abstract

In Brazil, the Ministry of Health is an important financier and consumer of research and projects on technological assessment. However, the formal mechanisms of accompaniment of the promotion to research are incipient. The aim of this work was to propose indicators to monitor the promotion of the financed researches. Information needs were identified and indicators were elaborated based on visits to institutions for research promotion in Brazil, literature review and technical meetings. The indicators answer witch research are financed and what is the correlation to priorities to health polities; how the financing distribution occurs, witch externalities were produced by research.. It is discussed the importance of monitoring to designate resources within priority research. The use of indicators can guide the construction of a database for the Ministry of Health.

Keywords
Management on science and technology in health. Monitoring indicators to promote research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Flávia Tavares Silva Elias, Mnistério da Saúde

Coordenadora de Avaliação de Tecnologias em Saúde Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde Fone (51)61- 33153858 Fax (51) 61-33153463 flavia.elias@saude.gov.br Nutricionista, mestre em saúde coletiva, experiência de 6 anos na área de ciência,tecnologia e inovação no ministério da saúde. Atuação na elaboração da política de ciência, tecnologia e inovação em saúde, na construção da ageda de prioridades de pesquisa em saúde e na elaboração de indicadores para monitorar o fomento e contrução de sistema de informação na área. Possui 16 publicações técnicas, 15 bibliográficas e um artigo cientíífico.

Luis Eugenio Souza, Instituto de Saúde Coletiva

LUIS EUGENIO PORTELA FERNANDES DE SOUZA CONCLUIU O DOUTORADO EM SAUDE PUBLICA - UNIVERSITE DE MONTREAL EM 2002. ATUALMENTE E PROFESSOR ASSISTENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. PUBLICOU 5 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 9 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 CAPITULOS DE LIVROS E 1 LIVRO PUBLICADOS. POSSUI 18 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 7 DISSERTACOES DE MESTRADO NA AREA DE SAUDE COLETIVA. ATUA NA AREA DE SAUDE COLETIVA, COM ENFASE EM ADMINISTRACAO DA SAUDE. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 21 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS

Downloads

Publicado

07/07/2007

Como citar

Silva Elias, F. T., & Souza, L. E. (2007). Indicadores para monitoramento de pesquisa em saúde no Brasil. Ciência Da Informação, 35(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i3.1128

Edição

Seção

Relato de Experiência