Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira

Autores

  • Hélia de Sousa Chaves Ramos IBICT/MCT
  • Fernanda Cordeiro de Carvalho
  • Murilo Bastos da Cunha UnB

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i3.1132

Palavras-chave:

Estudo de usuários, Informação tecnológica, Microempresa, pequena empresa, Necessidade de informação, Setor produtivo, Serviços de informação, Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

Resumo

O artigo aborda as necessidades de informação do setor produtivo sob a ótica de um serviço de informação tecnológica destinado ao micro e pequeno empresário, o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), fruto do esforço compartilhado entre governo, instituições de pesquisa, universidades e iniciativa privada. Realizou-se uma pesquisa descritiva exploratória, com aplicação de questionário aos clientes de uma das instituições membros da rede SBRT, o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Os resultados demonstraram que o serviço está sendo mais amplamente utilizado por pessoas físicas (92%), empreendedores em “busca de novos negócios”. Essa foi a resposta de 35% dos usuários sobre sua motivação para utilizar o serviço. A aplicação das soluções tecnológicas fornecidas pelo SBRT tem se dado mais fortemente na melhoria de processos e produção (54%).

Palavras-chave
Estudo de usuários. Informação tecnológica. Microempresa. Pequena empresa. Necessidade de informação. Setor produtivo. Serviços de informação. Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas.

Assessment of the use of Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: an information service destined to the Brazilian microenterprises

Abstract

The article addresses the information needs of the productive sector from the perspective of a technological information service destined to small business, the Brazilian Service for Technical Answers (Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT), which is an effort shared by government, research institutions, universities and private sector. A descriptive exploratory survey was conducted by means of the application of a questionnaire to the users of one of SBRT members, the Technological Development Support Center of the University of Brasilia (CDT/UnB). The results have revealed that service is being mainly used by individuals (92%), entrepreneurs “searching for new business”. This was the answer of 35% of the individuals, concerning their motivations to use the service. The technological solutions provided by SBRT have actually been applied for the improvement of processes and production (54%).

Keywords
User studies. Technological information. Small and Medium-Sized Enterprises (SME). Information demand. Productive sector. Information services.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Hélia de Sousa Chaves Ramos, IBICT/MCT

Mestranda em Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF; Gerente do projeto SBRT no IBICT.

Fernanda Cordeiro de Carvalho

Mestranda em Ciência da Informação, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF

Murilo Bastos da Cunha, UnB

Professor do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Downloads

Publicado

07/07/2007

Como citar

Chaves Ramos, H. de S., Carvalho, F. C. de, & Bastos da Cunha, M. (2007). Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência Da Informação, 35(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i3.1132

Edição

Seção

Relato de Experiência