Uso de periódicos científicos eletrônicos por docentes e pós-graduandos do Instituto de Geociências da USP

Autores

  • Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira USP

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i3.1166

Palavras-chave:

Periódico científico eletrônico, Periódico científico, Comunicação científica

Resumo

A pesquisa analisa a aceitação e utilização de periódicos científicos eletrônicos por docentes e alunos do curso de pós-graduação do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, com o objetivo de identificar a possibilidade de atuação da biblioteca como facilitadora/intermediadora desse processo. Foram enviados 178 questionários, com taxa de retorno de 79,8%. Os resultados indicam que os docentes e pós-graduandos utilizam de forma rotineira periódicos eletrônicos em suas atividades de ensino e pesquisa, apesar de a cultura impressa ainda estar fortemente presente. A maior dificuldade observada foi na identificação e seleção dos recursos informacionais mais adequados, o que abre uma gama de possibilidades de atuação para a biblioteca. Questões como preservação e arquivamento da informação, garantia de acesso ao longo do tempo, desenvolvimento de interfaces confiáveis e disponibilização de coleções retrospectivas precisam ser definidas e resolvidas para a aceitação do periódico científico eletrônico.

Palavras-chave: Periódico científico eletrônico. Periódico científico. Comunicação científica.

Use of electronic scientific journals by professors and students from  the course of graduation at the Instituto de Geociências at the USP 

Abstract

This research analyzes the acceptance and utilization of scientific electronic journals by the teachers and students of post-graduation course of São Paulo Geosciences University for the purpose of identifying the possibility of using it at the library as a facilitator/intermediator of this process. 178 questionnaires were sent with a rate of 79.8% of reply. The results show that the teachers and post-graduation students utilize electronic journals as a routine in their activities of teaching and research, although printed literature is still widely used. The major difficulty has been the identification and selection of the most adequate information resources, what opens up a range of possibilities for its performance at the library.  Issues, for instance, as information preservation and storage, assurance of access as time goes by, development of reliable interfaces and availability of retrospective collections have to be defined and  solved for the acceptance of scientific electronic journals.

Keywords: Scientific electronic journal. Scientific journal. Scientific communication

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Érica Beatriz Pinto Moreschi de Oliveira, USP

Diretora Técnica - Serviço de Biblioteca e Documentação, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo Mestranda - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

23/09/2008

Como citar

Oliveira, Érica B. P. M. de. (2008). Uso de periódicos científicos eletrônicos por docentes e pós-graduandos do Instituto de Geociências da USP. Ciência Da Informação, 36(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i3.1166

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)