Ontologias e vocabulários controlados: comparação de metodologias para construção
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i3.1204Palavras-chave:
ontologias, vocabulários controlados, construção de ontologias, construção de vocabulários controlados, tesaurosResumo
O artigo se propõe a apresentar um estudo analítico sobre metodologias e métodos para construção de ontologias e vocabulários controlados mediante análise da literatura sobre metodologias para construção de ontologias e de normas internacionais para construção de software e de vocabulários controlados. Por meio de pesquisa teórica e empírica, foi possível construir um panorama comparativo que pode servir de apoio na definição de padrões metodológicos para construção de ontologias através da integração de princípios teóricos e metodológicos da ciência da informação da ciência da computação, bem como de contribuições de metodologias e métodos conhecidos para construção de ontologias.
Palavras-chave: Ontologias. Vocabulários controlados. Construção de ontologias. Construção de vocabulários controlados. Tesauros.
Ontologies and controlled vocabularies: comparison of methodologies for construction
Abstract
This article presents an analytical study about methodology and methods to develop ontologies and controlled vocabularies, built through the analysis of the literature about methodologies for ontology engineering and international standards for the construction of software and controlled vocabularies. Through theoretical and empirical research it was possible to build a comparative overview that helps as a guideline for building ontologies using theories from computer and information science along with empirical research with well known methods and methodologies for building ontologies.
Keywords: Ontologies. Controlled vocabularies. Ontology building. Ontology engineering. Thesauri.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.