Bibliotecas Públicas e Telecentros: ambientes democráticos e alternativos para a Inclusão Social

Autores

  • Angela Maria Barreto
  • Maria Dulce Paradella
  • Sônia Assis

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i1.1219

Palavras-chave:

Palavras-chave, Biblioteca Pública, Telecentro, Tecnologia de Informação e Comunicação, Inclusão Social.

Resumo

O acesso e o uso da informação são questões relacionadas ao desenvolvimento humano em seus múltiplos aspectos. Percebe-se um diferencial entre as pessoas que têm acessibilidade aos meios de informação — uma pequena parcela da população — e as que não têm. Nesse sentido, as bibliotecas públicas, os telecentros ou, ainda, a articulação entre os dois organismos de informação são propostos com o objetivo de democratizar o acesso e o uso da informação junto às comunidades e segmentos sociais alijados da participação em sociedade. Essa é a reflexão, feita a partir da literatura e documentos sobre o objeto deste texto, com ênfase nos telecentros, visto que as bibliotecas públicas, historicamente, vêm sendo debatidas há muito tempo, enquanto que os telecentros são organismos emergentes e devem contar com políticas mais sólidas, para que não esbarrem nos mesmos entraves que impossibilitaram o sucesso daquelas. Iniciativas de comunidades, em particular, têm oferecido resultados otimistas nesse sentido.

Palavras-chave: Biblioteca pública. Telecentro. Tecnologia de informação e comunicação; Inclusão social.

Public Libraries and the Telecenters: information organisms to democratize and Social Inclusion

Abstract

Both the access and the use of information are issues related to human development in its multiple aspects. There is a difference which can be noticed between people who have access to the means of information — a small percentage of the population — and those who do not. This way, the public libraries, the telecenters or still the articulation between these two information organisms are proposed with the objective to democratize the access and the use of information within communities and social segments which are currently excluded from participating in society. This is the reflection proposed, based on literature and documents on the object of this text, with emphasis on the telecenters, once the public libraries have been historically debated since long ago, whereas the telecenters are emergent organisms and should count with more solid policies not to come up against the same restraints which have impeded the success of the former. The initiatives of some communities, in particular, have provided optimistic results in this direction.

Keywords

: Public Library. Telecenter. Information and communication technology. Social inclusion.

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Biografia do Autor

  • Angela Maria Barreto
    Professora doutora no Instituto de Ciência da Informação da UFBA, líder do Grupo de Estudos e pesquisas em Mediação e Comunicação da Informação.
  • Maria Dulce Paradella
    Graduada em Análise de Sistemas, atualmente, mestranda do Programa de Pós Graduação do Instituto de Cência da Informação (ICI) da Universidade da Bahia (UFBA) e-mail: dulce@attglobal.net
  • Sônia Assis

    Auxiliar de Biblioteca na Faculdade de Direito da UFBA e formanda em Biblioteconomia e Documentação no ICI/UFBA

    e-mail massaserena@yahoo.com.br

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Publicado

23/09/2008

Edição

Seção

Artigos