A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento

Autores

  • Adroaldo Guimarães Rossetti Embrapa Agroindústria Tropical
  • Ana Paula Reusing Pacheco Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Bertholdo Werner Salles1 Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Marcos Antônio Garcia CEFET-SC.
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i1.1222

Palavras-chave:

Organizações da era do conhecimento. Gestão do conhecimento. Estruturas organizacionais. Estratégias. Redes de relacionamento.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem de como o conhecimento está ensejando rápidas mudanças nas organizações, em suas estruturas, nas estratégias de negócios, nas formas de gestão e redes de relacionamento, fazer uma contextualização da nova sociedade do conhecimento e propor um modelo de organização com infra-estrutura baseada em conhecimento.

Palavras-chave: Organizações da era do conhecimento. Gestão do conhecimento. Estruturas organizacionais. Estratégias. Redes de relacionamento.

The knowledge-based organization: new structures, strategies and relationship net

Abstract

The objective of this paper is to present an approach on how knowledge has made the organizations change fast in their structures, business strategies, way of management and relationship nets, as well as to present a context of the new knowledge society and propose an organizational model with knowledge-based infrastructure.

Keywords: Knowledge organizations. Knowledge management. Organizational structures. Strategies. Relationship nets.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adroaldo Guimarães Rossetti, Embrapa Agroindústria Tropical
    Mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. Rua Dra. Sara Mesquita, 2270 – Bairro Pici, CEP 60511-110, Fortaleza – CE. E-mail: adroaldo@cnpat.embrapa.br. Doutorando(a) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Centro Tecnológico (CTC), Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC), Caixa Postal 476, CEP 88040-970, Campus Universitário, Florianópolis (SC). E-mails: rossettiag@egc.ufsc.br; (48) 3024-5531, residencial;(48) 9933-8098
  • Ana Paula Reusing Pacheco, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
    Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
  • Bertholdo Werner Salles1, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
    Mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Marcos Antônio Garcia, CEFET-SC.
    Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no CEFET-SC; doutorando e pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
    Doutor em Ergonomie de l'Ingenierie pelo Conservatoire National des Arts et Metiers, de Paris. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

23/09/2008

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)