Promoção da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos na Embrapa Hortaliças

Autores

  • Paula Andréa Cochrane Feitosa Embrapa Hortaliças
  • Sueli Angélica do Amaral Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i3.1231

Palavras-chave:

promoção da informação, comunicação integrada de marketing, composto de comunicação de marketing, produtos orgânicos, produtores orgânicos, Embrapa Hortaliças, Distrito Federal, Brasil

Resumo

Pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com o objetivo de verificar como a informação sobre tecnologias e produtos orgânicos, divulgada pela Embrapa Hortaliças, é utilizada pelos produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal. O estudo teve como universo os empregados da Embrapa Hortaliças envolvidos com o processo de divulgação dessa informação e os produtores orgânicos de hortaliças certificados  do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos da empresa e do levantamento por entrevistas semiestruturadas realizadas com dois pesquisadores atuantes no Projeto Implantação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura do Distrito Federal (CDTORG), nove funcionários da Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Hortaliças e com 18 produtores orgânicos de hortaliças certificados do Distrito Federal. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Foi observado que o processo de divulgação da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos realizado pela empresa não possui foco no público receptor dessa informação, uma vez que não eram realizados estudos para identificar suas necessidades e preferências. Verificou-se que os produtores orgânicos de hortaliças eram indivíduos experientes, bem informados e que estavam cientes de muitos problemas do processo de divulgação estudado.

Palavras-chave: Promoção da informação. Comunicação integrada de marketing. Composto de comunicação de marketing. Produtos orgânicos. produtores orgânicos. Embrapa Hortaliças Distrito Federal Brasil.

Information promotion about technologies and organic products in Embrapa Vegetables

Abstract

Research with exploratory and descriptive character, with the purpose of verifying how information about technology and organic products, by Embrapa Vegetables, is used by certified producers of organic vegetables of Distrito Federal (DF). The case study included the employees of Embrapa Vegetables involved in the process of promoting this information and certifi ed producers of organic vegetables in DF. Data collection was performed by documental analysis and semi-structured interviews with two researchers working on Project CDTORG, nine employees of the Communication and Business Area of Embrapa Vegetables and eighteen certificated  producers of organic vegetables in DF. The interviews were transcribed and explored by content analysis. The process of dissemination of information on technologies and organic products is not focused on the ones receiving this information, because the studies were not carried out for identifying their needs and preferences. The producers of organic vegetables are experienced and well informed individuals who are aware of many problems in the process of disseminating this study.

Keywords: Information promotion. Integrated marketing communication. Mix of marketing communication. Organic products. Organic producers. Embrapa Vegetables Distrito Federal Brazil.

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Biografia do Autor

  • Paula Andréa Cochrane Feitosa, Embrapa Hortaliças
    Mestre em ciência da informação – Universidade de Brasília (UnB).
    Funcionária da Embrapa Hortaliças.
    E-mail: paula.cochrane@gmail.com
  • Sueli Angélica do Amaral, Universidade de Brasília
    Doutora em ciência da informação pela Universidade de Brasília
    (UnB). Professora da Pós-graduação em ciência da informação e
    em administração da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
    E-mail: samaral@unb.br

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Publicado

12/05/2010

Edição

Seção

Artigos