Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG

Autores

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Izabel França de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i1.1253

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ciência da Informação. Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Resumo

Discute a interdisciplinaridade da ciência da informação (CI) na ótica dos alunos oriundos das diversas áreas do conhecimento que ingressaram no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2007 e 2008, na perspectiva de avançarem em suas práxis como pesquisadores, seja para revisar conceitos, seja para reforçar, refutar, ou criar novas teorias. Metodologicamente buscou-se uma abordagem quantiqualitativa para expressar a opinião dos pós-graduandos em CI do PPGCI/UFMG. Os dados apontam que a informação como objeto de estudo, a fundamentação teórica da CI e a sua  interdisciplinaridade proporcionam um novo olhar dialógico da área. Os futuros cientistas da informação oriundos de outras áreas do conhecimento podem colaborar com a CI identificando teorias e métodos que venham consolidar a interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ciência da informação. Pós-graduação em ciência da informação.

Finding the interdisciplinarity of the information science: the approach of the students of the PPGCI/UFMG

Abstract

The interdisciplinarity of the information science (IS) is discussed in the view of the students from several areas of knowledge that had entered in the Post-Graduate Program in Information Science (PPGCI, in Portuguese) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) in 2007 and 2008, in the perspective argues to advance in its practice as researchers, to revise concepts, to strengthen, to refute, or to create new theories. It methodology searched a quantiqualitative approach to express the opinion of the students in IS of the PPGCI/UFMG. The results show the information as research object, the theoretical foundations of IS and its interdisciplinarity provide a new dialogic view of the area. The future information scientists originating of other areas of knowledge can collaborate with the IS identifying theories and methods that come to consolidate the interdisciplinarity.

Keywords: Interdisciplinarity. Information science. Post-graduation in information science.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Biblioteconomia (1999) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e professor assistente da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação para a cidadania, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento; periódicos científicos; tecnologia da informação e comunicação; biblioteca universitária, virtual e digital; leitura; prática informacional; cidadania.

Izabel França de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação na ECI/PPGCI/UFMG, mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é bibliotecário/documentalista do Centro de Ciências da Saúde e pesquisadora do grupo de pesquisa "Da informação ao conhecimento" do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologia de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas digitais, bibliotecas universitárias, serviço referência em bibliotecas universitárias, tecnologias da informação e comunicação, inclusão digital.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

CEL. 31-99851591 RES. 31-32957062

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Editor Adjunto da revista Perspectivas em ciência da informação (1413-9936) e professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nas áreas de Estudos de Usuários da Informação, Teoria e Epistemologia da Ciência da Informação e Biblioteca Escolar.

Downloads

Publicado

29/05/2009

Como citar

Silva, A. K. A. da, Lima, I. F. de, & Araújo, C. A. Ávila. (2009). Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG. Ciência Da Informação, 38(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i1.1253

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.