O dia seguinte para os inovadores tecnológicos do iPhone: hedonismo e devoção1 no iDay2

Autores

  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Mark Michael Lennon Loyola University of Maryland

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v40i2.1316

Palavras-chave:

Dispositivo inovador, consumidor inicial, comportamento do consumidor, Hedonismo, Presença Social

Resumo

Um novo conceito de produtos integrados baseado em integração de sistemas e convergência tecnológica tem expandido o mercado de produtos e serviços tecnológicos, possuindo múltiplas utilidades para serem usados na criação de inovações. Utilizando pesquisa netnográfica na preferência e uso do iPhone, este estudo propõe que os consumidores continuem devotos e procurando por inovações em suas adoções após o lançamento da v1 (versão 1). Esses usuários preferem novas tecnologias para experiências hedônicas e posicionamento social, gerando senso de prazer e satisfação interpretados neste artigo pela análise do consumo dos usuários do iPhone no tempo atual de 2010. O primeiro iPhone foi considerado bastante inovador, entretanto após subsequentes atualizações e melhorias, os novos dispositivos foram considerados menos inovadores porque consumidores não perceberam aplicativos novos ou usos de forma diferenciada. Então, estarão os consumidores comprando atualizações baseados em suas devoções pela marca e pelo dispositivo ou baseados em hedonismo para garantir a possessão do dispositivo? Esta pesquisa propõe que os inovadores do iPhone prefiram produtos realmente novos, em vez de produtos atualizados, porque eles não conseguem enxergar a vantagem desta adoção intermediária.

Palavras-chave

Dispositivo inovador. Consumidor inicial. Comportamento do consumidor. Hedonismo. Presença social.

The day after to iPhone technologic innovators: hedonism and devotion in iDay2

Abstract

The objective of this article is to present a new concept of integrated products based on system integration and technology convergence which have expanded the market for technological devices and services with multiple features used to create innovative perceptions. By using netnographic research on iPhone preference and usage, this study suggests that the consumers shall continue faithful, but looking for innovations in their choice after the launching of v1 (version 1). The users prefer new technologies for hedonic experiences and social stance, creating a sense of pleasure and satisfaction interpreted in this analysis of the users’ consumption of iPhone at the present time of 2010. The first iPhone was considered as quite innovative. However, after subsequent updates and upgrades, new devices were considered as less innovative because the consumers did not see new application or uses of differentiated form. The question is whether the consumers are buying new updates based on their faithfulness to the trademark and device or based on hedonism for assuring the use of the device. The conclusion of this research is that the innovators of iPhone should prefer really new products, instead of updated products, because they cannot see the advantage of this intermediary use.

Keywords

Innovative device. Latest consumer. Consumer behavior. Hedonism. Social presence.

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Biografia do Autor

  • Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia - UNAMA
    Pós-doutorando pela Fundação Getúlio Vargas (SP). Doutorado em marketing per la Strategia d’impresa. Professor da Universidade da Amazônia (Unama) e Faculdade de Belém (Fabel) em Belém do Pará, revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais.
    E-mail: <emilio.arruda@unama.br>
  • Mark Michael Lennon, Loyola University of Maryland
    Obteve seu doutorado em estratégia e negócios internacionais na University of Rhode Island, Kingston RI em dezembro de 2008.Atualmente está na Frostburg State University, na área de Marketing,Finanças e Negócios Internacionais, trabalhando a distância com o Grupo de Marketing Tecnológico na Universidade da Amazônia (Unama), Brasil, do qual este faz parte. Diversas publicações e projetos têm sido realizados em parcerias, onde os modelos de estudos de novos produtos são disseminados pela equipe de formação multidisciplinar do grupo de pesquisa para publicações nacionais e internacionais.
    E-mail: markmlennon@gmail.com

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Publicado

11/09/2012

Edição

Seção

Estudo de Caso

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