Uma alternativa de acesso às tecnologias de informação e comunicação para o meio rural: o caso do Consórcio Antiferrugem

Autores

  • Lilian Cervo Cabrera Universidade Federal de Santa Maria
  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1335

Palavras-chave:

Comunicação Rural, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Inclusão Digital, Monitoramento Agrícola

Resumo

Este trabalho analisa o acesso às TICs em um modelo de monitoramento agrícola on-line denominado Consórcio Antiferrugem. O estudo problematiza a atividade de monitoramento regional da ferrugem da soja no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Utiliza-se o estudo de caso como método de pesquisa, o qual se vale de entrevistas com os agentes responsáveis pelo abastecimento da página nos dois estados. Problematizam-se as debilidades metodológicas de alimentação do site no monitoramento da doença e as limitações técnicas de atualização da base de dados do sistema, a qual se mostra insuficiente em relação à dinâmica da ocorrência da ferrugem em alguns estados brasileiros. Os resultados indicam que as dificuldades encontradas para a atualização do sistema deveram-se mais a entraves como a falta de laboratórios em alguns estados, a dificuldade dos técnicos em cobrir 100% das lavouras, e a dificuldade de acesso à internet em alguns locais, do que, propriamente, na operação do sistema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Cervo Cabrera, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda em Agronegócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS – Brasil. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, RS - Brasil.
  • Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria
    Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Quilmes - Buenos Aires, Argentina. Pós-Doutorado pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris - França. Doutora em En Periodismo pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) - Barcelona-Espanha. Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria, RS – Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Edição

Seção

Artigos