Políticas de preservação digital no Brasil: características e implementações

Autores

  • Laerte Pereira da Silva Júnior Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Valéria Gameleira da Mota IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1351

Palavras-chave:

Preservação digital, Política de preservação digital, Aspectos da preservação digital

Resumo

Uma política de preservação digital serve como orientação legal para a gestão da preservação e para o acesso permanente aos objetos digitais produzidos, selecionados e armazenados por suas respectivas empresas ou instituições, e visa à superação da obsolescência tecnológica tanto dos objetos como dos seus próprios suportes. Uma política dessa natureza é elaborada com base em resoluções, normas, atos administrativos, leis, modelos e padrões. Pode ser analisada sob o aspecto organizacional, legal e técnico. Além disso,pode estar inserida em um programa mais amplo de preservação, conforme caracterização atribuída pela Carta para a Preservação do Patrimônio Digital elaborada pela Biblioteca Nacional da Austrália e publicada pela Unesco em 2003. A carta serve de base conceitual para as principais iniciativas e projetos internacionais em preservação digital. No Brasil, poucas instituições e empresas estabeleceram alguma política de preservação digital. Dentre elas, apenas a Câmara dos Deputados e a Universidade Estadual de Campinas elaboraram uma política completa e publicaram-na em seus respectivos portais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Laerte Pereira da Silva Júnior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto – Portugal. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa – PB – Brasil. Analista de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa – PB – Brasil.

Valéria Gameleira da Mota, IBICT

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF – Brasil. Bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

08/04/2014

Como citar

Silva Júnior, L. P. da, & Mota, V. G. da. (2014). Políticas de preservação digital no Brasil: características e implementações. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1351

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.