A preservação digital dos periódicos científicos produzidos na Unicamp: um relato de experiência

Autores

  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação
  • Rosemary Passos Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação
  • Marcos Dario Garcia Sae Universidade Estadual de Campinas - Biblioteca Central

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf..v41i1.1361

Palavras-chave:

Periódicos científicos eletrônicos, Preservação digital, Instituições de pesquisa

Resumo

O presente relato descreve como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das 100 melhores universidades brasileiras no ranking do sistema de avaliação THE, busca, mediante parceria com o Ibict, realizar a preservação digital dos periódicos científicos produzidos em várias áreas dos institutos, faculdades, centros e núcleos de pesquisa dispersos no campus, que utilizam a plataforma do SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas), adaptado do modelo internacional OJS, através de um projeto piloto utilizando-se da metodologia do LOCKSS. Essa metodologia, gerenciada pelo Ibict e as instituições envolvidas – entre elas a Unicamp, pretende garantir a segurança e fidelidade aos conteúdos depositados em cada caixa-instituição por meio de arquivamento eletrônico, tornando-se um espelho do conteúdo em todas as demais instituições. Espera-se, com esse projeto, que todos os periódicos editorados no âmbito da universidade possam aderir à iniciativa, preservando de modo racional e customizado os recursos informacionais (periódicos) mais difundidos na atualidade.

Biografia do autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação

Pós-Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP – Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil. Bibliotecário da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil.

Rosemary Passos, Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil. Supervisora de Seção da Biblioteca “Joel Martins” Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas, SP – Brasil.

Marcos Dario Garcia Sae, Universidade Estadual de Campinas - Biblioteca Central

Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) – Campinas, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

08/04/2014

Como citar

Santos, G. C., Passos, R., & Sae, M. D. G. (2014). A preservação digital dos periódicos científicos produzidos na Unicamp: um relato de experiência. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1361

Edição

Seção

Relatos de Experiências