Ciência da Informação em transformação: Big Data, Nuvens, Redes Sociais e Web Semântica

Autores

  • Renato Rocha Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maurício Barcellos Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Renata Maria Abrantes Baracho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1379

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Representação do Conhecimento, Interdisciplinaridade, Big Data, Cloud Computing, Social Networks, Web Semântica.

Resumo

Discute, sob uma perspectiva crítica, o panorama atual da ciência da informação e algumas das perspectivas futuras, em face dos fenômenos informacionais contemporâneos. Apresenta considerações sobre processo de esvaziamento temático através de análise de objetos de pesquisa atualmente desenvolvidos na ciência da informação e aponta o processo de absorção de outros destes objetos em diversas áreas do conhecimento. Questiona a primazia e a quantidade de pesquisas interdisciplinares na área e tece comentários sobre o que pode redundar desse processo para o futuro da ciência da informação. Em segundo momento, analisa o impacto para a área da explosão informacional, da consolidação das redes sociais como espaços de interação, da computação em nuvem, bem como de elementos constituintes da Web Semântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Renato Rocha Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-Doutor pela University of South Wales, SOUTHWALES, Gales. Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Professor e Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Maurício Barcellos Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-Doutor pela State University of New York at Buffalo. Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Renata Maria Abrantes Baracho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

06/08/2015

Como citar

Souza, R. R., Almeida, M. B., & Baracho, R. M. A. (2015). Ciência da Informação em transformação: Big Data, Nuvens, Redes Sociais e Web Semântica. Ciência Da Informação, 42(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1379

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>