Dado e Granularidade na perspectiva da Informação e Tecnologia: uma interpretação pela Ciência da Informação

Autores

  • Plácida L. V. Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Ricardo César Gonçalves Santana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1382

Palavras-chave:

Dado, Granularidade, Informação e tecnologia.

Resumo

O desenvolvimento acelerado de recursos tecnológicos e sua utilização nos processos de acesso a dados, de uso da informação e de geração de conhecimento solicitam da Ciência da Informação (CI) uma revisão e ampliação de seu quadro referencial sobre as possibilidades interpretativas e de análise dos conceitos sobre dado e granularidade. O conceito de dado precisa ser redimensionado, entendido e percebido como elemento básico nos fluxos informacionais, especialmente em um momento em que tanto se discute e se legisla sobre o seu acesso na administração de conteúdos, no favorecimento de sua visibilidade e na sua utilização e reutilização. O objetivo é iniciar a reflexão e o debate sobre os conceitos de dado, conjunto de dados e granularidade no domínio da CI. Os conceitos de dado e de granularidade são apresentados sob o enfoque da Informação e Tecnologia, no interior da CI, com reflexão sobre dados estruturados e não estruturados, apontando a relevância dos metadados na complementação da estrutura semântica mínima de um determinado dado e na análise de sua granularidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Plácida L. V. Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Livre-docência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Doutor em Lingüística pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Marilia, SP – Brasil.

Ricardo César Gonçalves Santana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Tupã, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

27/01/2015

Como citar

Santos, P. L. V. A. da C., & Santana, R. C. G. (2015). Dado e Granularidade na perspectiva da Informação e Tecnologia: uma interpretação pela Ciência da Informação. Ciência Da Informação, 42(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1382