Repositórios de Dados para E-Science: Open Data, Linked Data e suas tecnologias

Autores

  • Divino Ignácio Ribeiro Junior Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1386

Palavras-chave:

Open Data, Linked Data, E-Science, Web Semântica, RDF

Resumo

Um novo paradigma de atividade científica tem se caracterizado a partir dos constantes investimentos em computação de larga escala e repositórios de dados: a e-Science. Os repositórios de dados nesse contexto fazem uso de tecnologias da Web semântica, e são conceitualmente diferentes dos produtos tradicionais destinados à disseminação dos outputs da atividade científica tradicional. Este trabalho apresenta brevemente os princípios tecnológicos que definem tais repositórios de dados e ao mesmo tempo propõe um debate no âmbito da ciência da informação, no sentido de promover uma reflexão acerca do potencial de pesquisa e da participação dos pesquisadores dessa área. O artigo é realizado a partir de um levantamento bibliográfico sobre os temas envolvidos e conclui com considerações e questões identificadas na literatura, relevantes para promover a continuidade da discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Divino Ignácio Ribeiro Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, SC – Brasil.

Downloads

Publicado

06/08/2015

Como citar

Ribeiro Junior, D. I. (2015). Repositórios de Dados para E-Science: Open Data, Linked Data e suas tecnologias. Ciência Da Informação, 42(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1386