Os Lugares da Arquivologia no Campo da Informação

Autores

  • Angélica Alves da Cunha Marques Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1397

Palavras-chave:

Arquivologia, Campo da informação, História da Arquivologia, Epistemologia arquivística

Resumo

Este artigo reflete sobre os territórios históricos, teóricos e epistemológicos conquistados pela Arquivologia ao longo da sua trajetória. A partir de pesquisa bibliográfica, situa a disciplina no campo da informação e apresenta uma síntese do objeto, dos princípios, dos métodos, das instituições, dos manuais, dos cursos, da legislação, da terminologia, dos eventos, dos periódicos, das associações e das pesquisas arquivísticas. Compreende que esses aspectos demarcadores da evolução e expansão acadêmica e científica da Arquivologia, bem como da sua visibilidade social, sinalizam a identidade disciplina, justificando tanto os seus diálogos no campo da informação sem confundi-la com outras disciplinas, quanto as suas conquistas de espaços próprios para a formação de arquivistas, para a circulação do seu pensamento e para a sua produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Angélica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília (UnB)

Professora da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (Unb) – Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

13/01/2015

Como citar

Marques, A. A. da C. (2015). Os Lugares da Arquivologia no Campo da Informação. Ciência Da Informação, 42(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i1.1397