Metafiltro para controle terminológico de metáforas no domínio da homossexualidade masculina

Autores

  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1422

Palavras-chave:

Organização do conhecimento, Representação do conhecimento, Figuras de linguagem

Resumo

Propõe o uso de metafiltro para controle terminológico de metáforas para a homossexualidade masculina, a partir da literatura científica, no intuito de averiguar suas condições de organização do conhecimento. O uso de metafiltro no controle terminológico de metáforas para recuperação da informação foi um recurso teórico-metodológico proposto por Evelyn Goyannes Dill Orrico, e a proposta foi de analisá-lo no domínio da homossexualidade masculina. A ausência de um vocabulário controlado específico que norteie a indexação desse domínio é a justificativa na qual se baseia a proposta de uma padronização vocabular adequada para que a busca e a recuperação sejam mais precisas em sistemas de informação. Trata-se de pesquisa exploratória e documental, uma vez que busca familiaridade com o objeto estudado, com características qualitativas e indutivas. Os corpora investigativos foram as palavras-chave atribuídas aos artigos científicos publicados na Journal of Homosexuality, Sexualities e Journal of Gay & Lesbian Mental Health, entre os anos de 2009 a 2013. Por fim, foram identificados 12 termos de cunho metafórico, os quais foram analisados de acordo com as categorias do PMEST de Ranganathan e com o metafiltro proposto por Orrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP - Brasil. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE - Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Pinho, F. A. (2015). Metafiltro para controle terminológico de metáforas no domínio da homossexualidade masculina. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1422