Informação musical: sistemas de classificação sob o olhar da semiótica

Autores

  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1423

Palavras-chave:

Sistemas de classificação, Informação musical, Semiótica

Resumo

Apresenta reflexão sobre a necessidade de um olhar fenomenológico aos objetos da classificação, especialmente quando se trata de operar com a dimensão emocional, enraizada na individualidade da experiência humana. A base emocional (primeiridade) do significado da música é evidenciada, tornando-se a linha condutora do percurso reflexivo apresentado. Para tanto, utiliza-se o instrumental conceitual da filosofia e da semiótica de Pierce (1839- 1914), principalmente os conceitos de interpretante e hábito. Conclui-se que, nesse viés, classes gerais definidas a priori não parecem representar parâmetros de classificação totalmente relevantes, passando-se a pensar o processo classificatório em relação aos níveis de significado, o que, entende-se, possibilita maior flexibilidade, expansão e adequação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutora em Linguística pela Université Laval (UL) - Canadá. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil
  • Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC – Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC – Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015