Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituais

Autores

  • Maria Rosemary Rodrigues Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1425

Palavras-chave:

Organização e representação do conhecimento, Mapas conceituais, Análise de assunto, Tratamento temático da informação

Resumo

A organização e representação do conhecimento (ORC) estabelecem relações entre os assuntos para o acesso e a recuperação da informação e para isso utiliza processos para organizar um assunto. Assim, o mapa conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por sua definição de organizar e representar o conhecimento. O objetivo foi desenvolver um estudo teórico-metodológico para a aplicação dos mapas conceituais no processo de análise, síntese e representação para aprimorar a organização e representação do conhecimento. A metodologia caracterizou-se como exploratória e descritiva, com delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da lógica - processo de ir e vir – e para complementar utilizou-se a análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2004). O corpus de análise se constituiu dos trabalhos científicos dos periódicos científicos eletrônicos nacionais e dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação, entre os anos de 2003 a 2013, utilizando o critério de estarem inseridos na ORC. Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual, no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês. Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais. Conclui-se que os mapas conceituais podem vir a aprimorar a ORC, por se tratarem de campos interdisciplinares, além do tratamento temático da informação na atividade análise de assunto.

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Biografia do Autor

  • Maria Rosemary Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Assistente de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina, PR – Brasil.
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Marília, SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR - Brasil.

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Publicado

26/06/2015