Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituais

Autores

  • Maria Rosemary Rodrigues Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1425

Palavras-chave:

Organização e representação do conhecimento, Mapas conceituais, Análise de assunto, Tratamento temático da informação

Resumo

A organização e representação do conhecimento (ORC) estabelecem relações entre os assuntos para o acesso e a recuperação da informação e para isso utiliza processos para organizar um assunto. Assim, o mapa conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por sua definição de organizar e representar o conhecimento. O objetivo foi desenvolver um estudo teórico-metodológico para a aplicação dos mapas conceituais no processo de análise, síntese e representação para aprimorar a organização e representação do conhecimento. A metodologia caracterizou-se como exploratória e descritiva, com delineamento da pesquisa bibliográfica. Com abordagem qualitativa, a análise de dados fundamentou-se em Becker (2007), que se utilizou da lógica - processo de ir e vir – e para complementar utilizou-se a análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2004). O corpus de análise se constituiu dos trabalhos científicos dos periódicos científicos eletrônicos nacionais e dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação, entre os anos de 2003 a 2013, utilizando o critério de estarem inseridos na ORC. Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual, no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês. Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais. Conclui-se que os mapas conceituais podem vir a aprimorar a ORC, por se tratarem de campos interdisciplinares, além do tratamento temático da informação na atividade análise de assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Rosemary Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Assistente de Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina, PR – Brasil.

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Marília, SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina, PR - Brasil.

Downloads

Publicado

26/06/2015

Como citar

Rodrigues, M. R., & Cervantes, B. M. N. (2015). Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituais. Ciência Da Informação, 43(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1425